SAMUVET completa um mês de atividade na cidade realizando os resgates de animais doentes e machucados sem dono nas ruas

Secretaria do Meio Ambiente divulga balanço dos atendimentos do primeiro mês de funcionamento do serviço.

0
Publicidade

O Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET completou um mês de atividade na cidade e vem atuando firme em prol do bem-estar animal, principalmente dos animais domésticos do município e daqueles em situação de rua e vulnerabilidade.

A operacionalização do serviço fica a cargo da Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, que possui um termo de colaboração com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e do SAMUVET.

Desde o início, de 11 de março a 7 de abril, foram 327 chamados, entre ligações e mensagens, sendo 131 ocorrências atendidas pelo SAMUVET. As demais ligações não eram pertinentes ao serviço, sendo informações sobre castração, denúncias sobre maus-tratos, retirada de animal sadio e demais pedidos de informações. São inúmeras chamadas, diariamente, muitos são os chamados para atendimento a domicílio e a animais com donos.

Dos casos atendidos, foram 7 agressões, 33 atropelamentos, 45 casos clínicos, 21 gerais (ferimento, afogamento, empalhamento, miíase, entre outros), 17 animais não localizados e 8 animais em óbito no local do atendimento. Além disso, foram 11 atendimentos realizados no local de animais comunitários e 95 encaminhados aos Abrigo Municipal. Dos atendidos, foram 95 cães e 30 gatos, além deles, casos excepcionais 1 cavalo e 5 silvestres.

O investimento total com a adaptação do veículo e a compra dos equipamentos foi de quase 50 mil reais, com destaque o aparelho de eletrocardiograma, o cardioversor (desfibrilador) e as bombas de infusão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET funciona 24h com regates de animais sem donos em situação crítica. O serviço pode ser acionado no telefone 11 94304-1312, que possibilita tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, ofertando mais possibilidades de contato para a população com o envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real – otimizando ainda mais o resgate. A orientação é que a população contate o serviço nos casos realmente de emergência, ajudando assim a otimizar o resgate daqueles que mais precisam do atendimento.

O Prefeito Jesus Chedid tem se manifestado contente com o andamento dos serviços e a atuação dos profissionais no SAMUVET, cumprindo mais um item do seu Plano de Governo para o Meio Ambiente e o bem-estar animal. Além disso, falou do interesse da Administração em adquirir um veículo novo para o serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here