Administração assina ordem de serviço e anuncia início das obras do Centro Cultural

Retomada das obras de reforma no prédio do antigo Teatro Carlos Gomes marca o fim da longa trajetória de abandono do local.

0
Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (22/03), o Prefeito Jesus Chedid assinou a ordem de serviço para a retomada das obras no local e início da implantação de um grandioso Centro Cultural, que será referência no país.

Numa solenidade marcada por muita alegria e contentamento com o andamento da concretização desse sonho da população bragantina, foi assinado o contrato e dada a ordem de serviço para início imediato das obras à empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás Eireli, vencedora da concorrência pública, no valor total global de R$ 7.128.529,72 – recursos oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) mais contrapartida da Prefeitura.

A empresa executará o projeto do arquiteto Affonso Risi Junior, que buscou no projeto de restauro e reforma resgatar as estruturas originais do prédio, com reaproveitamento do espaço e a integração de novas funções, transformando-o em um Centro Cultural.

Os componentes que integram o projeto desse Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena  para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.

“Esse Centro Cultural deverá se tornar referência nacional! Uma obra grandiosa, que teve grande esforço da nossa Administração nos ajustes financeiros necessários e nas tratativas com o Governo do Estado. Pretendemos entregar essa grande obra até dezembro de 2020”, comentou o Prefeito Jesus Chedid. Ainda segundo ele, foram conquistados junto ao DADETUR cerca de 7 milhões de reais (R$6.891.570,00) – todo o investimento do departamento para a cidade no exercício de 2018. A cidade também tem reservado para a conclusão do projeto mais 3,2 milhões do DADETUR 2019. Esses recursos foram conquistados com muito esforço tanto da Administração quanto do Deputado Edmir Chedid que não mediu esforços para recuperar os convênios perdidos de 2009 e 2010 das duas primeiras fases da obra.

Em virtude da não entrega das obras, que vinham se arrastando nos últimos anos sem avanços ou conclusão, no final de 2016, o Governo cancelou os empenhos desses convênios, deixando-os sem lastro financeiro para continuidade da obra. A Administração trabalhou muito na tentativa de recuperá-los, mas o Estado queria que o Município devolvesse 8 milhões com juros e correções monetárias, pleito que foi superado nas tratativas da Prefeitura de Bragança Paulista, por intermédio do trabalho do Deputado Estadual Edmir Chedid.

“Graças à articulação do Edmir, a Administração não precisou devolver milhões de reais, com juros que estavam sendo cobrados pelo Estado. Nos comprometemos com a população, nos comprometemos com a cidade e vamos entregar um dos maiores centros culturais que o país já viu”, concluiu Jesus.

“Bragança também ficará conhecida pela terra da poesia e cultura com esse grande empreendimento que terá tudo para ser uma referência nacional”, falou o Deputado Edmir Chedid lembrando todos os passos que foram superados culminando na solenidade de hoje.

Segundo o Secretário Paulo Armando, a Secretaria Municipal de Obras fará um acompanhamento rígido nas obras, adotando o sistema de medição e cronograma de acordo com os critérios utilizados pela Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, órgão vinculado ao DADETUR. O prazo estipulado para a entrega desta fase é de nove meses.

Todos os presentes se manifestaram contentes e com as esperanças renovadas, confiantes que a obra será realizada e a cidade contará com esse grande Centro Cultural como patrimônio histórico e cultural. Esse novo espaço deverá atrair grande público para a região, fortalecendo assim o turismo, o comércio e novas oportunidades de trabalhos para a cidade de Bragança Paulista.

Vereadores falaram das coisas que estão sendo concretizadas e saindo do papel nesses últimos 2 anos, ressaltando que dentre todos os outros empreendimentos e investimentos, o Centro Cultural é um dos maiores! Considerando todos os esforços empregados e todos os anos que a cidade espera pela conclusão dessa obra.

Na ocasião, o Prefeito também relembrou os tempos em que estudou no antigo Colégio São Luiz, do símbolo que era para a cidade e toda a história que o prédio carrega. Além de contar como se deu a compra do prédio em sua Administração, em 2005, da Cúria Diocesana, mostrando o convite que fez na época para a assinatura da escritura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here