SAMUVET atua nos resgates de cães e gatos doentes, feridos e machucados nas ruas da cidade

Secretaria do Meio Ambiente divulga balanço dos atendimentos dos primeiros dias de funcionamento do serviço.

0
Publicidade

A Administração Municipal vem atuando com determinação e afinco em prol de políticas pública de bem-estar animal, principalmente dos animais domésticos do município e daqueles em situação de rua e vulnerabilidade. Um dos serviços conquistados por esta gestão foi o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET, pioneiro na região bragantina.

Com a homologação do veículo pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e a assinatura do novo termo de colaboração entre a Prefeitura de Bragança Paulista e a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e implantação do SAMUVET os serviços de resgate estão em funcionamento desde a última segunda-feira (11/03).

Na última semana, de 11 a 17 de março, foram realizados 35 atendimentos. Sendo 19 animais com traumas – 14 atropelamentos, 1 queda de plano elevado, 1 afogamento, 2 empalamentos e 1 agressão por outro animal; 10 atendimentos em situação clínica (convulsão, envenenamento e lesão não específica de trauma); e 6 situações sem intervenção – 3 passaram local errado e outros tiveram atendimento no local, por não se tratar de emergência e serem animais comunitários, 1 foi socorrido por outra pessoa 2 animais tinham fugido quando a equipe chegou. De todos esses traumas apenas dois animais acabaram indo a óbito.

São inúmeras chamadas, diariamente, muitas dispensam apenas orientação ou tirar a dúvida das pessoas, não se tratam de emergências.  Dentre essas ligações, muitos são os chamados para atendimento a domicílio e a animais com donos – o que não é objeto do SAMUVET cujo serviço é direcionado para atender os animais nas ruas em urgência e emergências.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET funciona 24h com regates de animais sem donos em situação crítica. O serviço pode ser acionado no telefone 11 94304-1312, que possibilita tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, ofertando mais possibilidades de contato para a população com o envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real – otimizando ainda mais o resgate.

O Subtenente PM Cláudio Zago Junior do Corpo de Bombeiro, que é Médico Veterinário Especialista em Ortopedia e Neurocirurgia e Neurologia e Mestre em Urgência e Emergência que foi o instrutor da capacitação realizadas aos profissionais que atuam no SAMUVET e, como voluntário, continua auxiliando nos atendimentos e funcionamento do serviço, além de algumas cirurgias realizadas em alguns casos.

Os resgates não param. Foram inúmeras vidas salvas pela equipe de profissionais do SAMUVET. A orientação é que a população contate o serviço nos casos realmente de emergência, ajudando assim a otimizar o resgate daqueles que mais precisam do atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here