Prefeitura e SENAR oferecem curso de pedreiro

Com duração de 120 horas e dividido em quatro módulos, primeira etapa foi concluída nesta sexta-feira.

0
Publicidade

O curso de pedreiro é oferecido pela Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR, e nesta sexta-feira (13/07), a aula prática marcou o encerramento do primeiro módulo do curso.

Com o objetivo de qualificar e formar profissionais, o curso de pedreiro possui carga horária de 120 horas e é dividido em quatro módulos, sendo: I – Fundação, 32 horas; II – Locação de obra, 24 horas; III – Paredes e Forros, 21 horas e IV – Revestimento e Piso, 32 horas. As aulas teóricas foram realizadas nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e as aulas práticas em uma propriedade do bairro Bocaína.

Neste primeiro módulo, que aconteceu de 11 a 13 de julho,  os 16 alunos aprenderam sobre os materiais utilizados na construção civil: conhecimento sobre materiais agregados e aglomerantes, utilização da água, tipos de tijolos, blocos, vergalhões de aço, bitolas, moldes ou formas para concreto; traços e medidas utilizados nas misturas dos materiais: argamassas, concreto simples e armado; fundação utilizando broca associada a sapata corrida: sondagem caseira, demarcação da vala no solo, abrir a vala manualmente e verificar o nível do fundo, montagem de armadura, abertura e concretagem da broca, sapata corrida (alicerce), viga baldrame com concreto armado em canaletas e em formas e a organizar o canteiro de obras.

Os interessados em conhecer e participar dos cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o SENAR podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agronegócios, de segunda à sexta, das 7h às 17h, através do telefone (11) 4035-7670, ou comparecer na Secretaria, localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), Avenida Dr. Fernando Costa, 800.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here