Prefeitura divulga ações da Defesa Civil após período de chuvas

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, divulga relatório das ocorrências registradas na tarde da última quarta-feira, 24. Por volta das 17h30 houve uma pancada de chuva de forte intensidade, com cerca de 32,7 mm, acompanhada de trovões e relâmpagos e com velocidade de vento de 12,2 km/h, encerrando-se por volta das 18h15.

Devido a esta precipitação em um curto espaço de tempo, aproximadamente 45 minutos, houve acúmulo de água em alguns pontos isolados e quedas de árvores. Sete vias públicas tiveram alagamentos de pequena a grande intensidade. Por volta das 20h, todas as vias estavam transitáveis, com exceção da Rua Francisco Luigi Picarelli, Jardim Santa Helena, que permaneceu isolada até o escoamento total, devido ao alagamento de grande intensidade.

Os alagamentos de média intensidade aconteceram em quatro vias públicas, sendo na Avenida dos Imigrantes (próximo ao sambódromo), no bairro do Lavapés e três no Centro, sendo Rua Gerônimo Martins Carreteiro, Rua Clemente Ferreira e Avenida Antônio Pires Pimentel (próximo a loja Marabraz). Ainda no Centro, houve alagamentos em duas vias públicas de pequena intensidade, sendo na Rua Tupi (frente da garagem N. Sra. de Fátima) e na Avenida José Gomes da Rocha Leal (altura da Lo Sardo Materiais de Construção).

Em virtude da velocidade do vento, 6 árvores de médio porte caíram, duas na Avenida Alpheu Grimello, sendo uma em frente ao Porks e outra no novo posto de combustível, estas vias foram interditadas. Outras duas caíram na Avenida Dom Pedro I, sendo uma em frente a Vitrine do Lago e outra na Variante do Taboão depois do Portal I. Na Rua Godinho Júnior, próximo ao Estádio do Bragantino, a via precisou ser interditada. Também houve registro de árvore caída na Alameda Suécia, no Jardim Europa.

A Secretaria Municipal de Serviços foi acionada e prestou apoio com equipe e maquinários necessários para a retirada das árvores caídas em vias públicas. Na Estrada Municipal, sentido pesqueiro do Galo, no bairro Morro Grande da Boa Vista, 3 árvores de grande porte caíram sobre a rede elétrica. A empresa Energisa foi acionada para a manutenção e retirada das árvores caídas.

Houve ainda o registro de duas residências e/ou famílias afetadas, sendo uma na Avenida Dom Pedro I, no Bairro Bom Retiro Dell Orti, onde as águas avançaram sobre o quintal da solicitante, não afetando o interior da residência. A outra residência fica na Rua Josmar Fantini de Oliveira, no Jardim do Cedro, onde as águas da via pública avançaram pela garagem, chegando a adentrar na residência aproximadamente 12 cm de lâmina de água.

Foi ofertado, aos moradores das residências citadas, pela Proteção e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) toda assistência necessária, não houve interesse por parte de nenhuma família.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil trabalhou de forma conjunta e organizada juntamente da Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e de Serviços, Corpo de Bombeiros e Energisa realizando ações de forma preventiva e assistencial às pessoas vítimas de alagamentos em residências e vias públicas conforme solicitações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here