Dia do Rio Jaguari é comemorado com várias atividades

Ações foram desenvolvidas com alunos da rede municipal de ensino. Plantio de árvores e uma visita à Marina Confiança fizeram parte das atividades.

0

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia do Rio Jaguari, que foi instituído pela Leinº4244/2011, que consta no calendário de datas comemorativas ambientais do município. Para festejar este dia, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, está realizando diversas ações com alunos do 1º e 5º ano da Escola Municipal Cel. Ladislau Leme, com plantio de árvores no Jardim Público e visita à Marina Confiança.

A Engenheira Ambiental Sanitarista, Carla Apª. Pugamarcelino, diz que esta ação é importante para aproximar os estudantes da hidrografia bragantina, estudar as bacias hidrográficas e a nascente do rio.

Para aproximar estudantes e professores da rede municipal de ensino da questão ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação sugeriram que as crianças do infantil até o terceiro ano fizessem um desenho com a temática do Rio Jaguari e os alunos do 4º e 5º ano desenvolvessem uma frase sobre a importância do rio. As atividades foram encaminhadas para o Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA, onde selecionaram as melhores e a enviaram para a Secretaria do Meio Ambiente definir os três ganhadores.

A Secretária Municipal de Educação, Kátia Daidone, salientou aos alunos, professores e demais envolvidos neste evento a importância em comemorar este dia, visto que o Rio Jaguari abastece toda a região bragantina e é importante para todo o sistema de abastecimento das Bacias PCJ. Ela espera que para o ano que vem, ações como esta sejam ampliadas e possam envolver mais escolas.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio José Machado, falou sobre a importância desta ação “vemos este evento como importante, pois estamos plantando uma semente para a conscientização da população e as crianças são a base disso. É a partir desta nova geração que se espera que o rio e os ecossistemas de Bragança Paulista sejam mais preservados e que a gente consiga alcançar um nível de sustentabilidade adequado para as próximas gerações”.

Os alunos plantaram árvores, ganharam brindes e também mudas de árvores, para que possam plantar e ajudar na arborização da cidade, trazendo diversos benefícios ao ecossistema e à saúde da população.

Ganhadores na categoria: Frases

1º Lugar:  “Como o sangue corre pelo nosso corpo, o rio Jaguari corre pela nossa região. O sangue é essencial à sua vida, o rio é fundamental à vida da população”, da aluna Thais Alessandra Lopes, do 4º ano, da Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid, sua professora é Inês de Fátima Waz.

2º Lugar: “Na cidade onde nasci, o Rio Jaguari passa por ali, não acabemos com sua nascente para que sua água nunca falte a nossa gente”, da aluna Ana Lilian de Oliveira Cesar, do 4º ano, da Escola Municipal Padre Donato Vaglio, sua professora é Lilian da Silva Godoi.

3º Lugar: “Rio Jaguari passa aqui, passa ali…Beleza natural, origem mineira, alma brasileira”, do aluno Cristovam Franco do Carmo Destaole, do 5º ano, da Escola Municipal Rural Araras dos Mori, sua professora é Simoni Aparecida da Silva Toricelli.

Ganhadores na categoria: Desenhos

1º Lugar: Caroline Almeida de Sousa, da Escola Municipal Antônio Dorival, professora Simone Ferrarezi.

2º Lugar: William Gabriel de Oliveira Ferreira, da Escola Municipal Prof.º Abner Antônio Sperendio, professora Renata Tasca.

3º Lugar: Ana Clara de Moraes Gonçalves, da Escola Municipal Rural Biriçá, professor Edival Araújo Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here