Prefeitura retoma Arrastão de limpeza contra o Aedes aegypti e realiza vacinação contra a febre amarela

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços, realizou no último sábado, 21, ações como o Arrastão de Limpeza contra o Aedes aegypti e vacinação contra a febre amarela em diversos pontos da cidade.

No retorno do Arrastão de limpeza, os bairros Jardim Europa, Jardim Califórnia e Santa Luzia foram percorridos por profissionais da Secretaria Municipal de Serviços, em busca de materiais que acumulem água ou sirvam como criadouros para inúmeros insetos transmissores. Foram retirados desses bairros 7 caminhões com materiais inservíveis.

Durante a ação, agentes comunitários de saúde realizaram a campanha ‘Todos juntos contra o Aedes’, atendendo mais de 1.300 residências, com o objetivo de orientar os moradores para o controle de vetores.

Simultaneamente, a Secretaria de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de vacinação contra a febre amarela com três pontos fixos: na Feira de Artesanatos no Lago do Taboão, no Mercado Municipal e na praça em frente ao Supermercado Mendonça. A vacinação casa a casa se estendeu para bairros Bom Retiro, Frias, Menin, Serrinha, bem como no Residencial Vem Viver. Na ocasião, foram aplicadas mais de 1.400 vacinas contra a febre amarela.

Cabe ressaltar que a dose da vacina é única e quem já foi imunizado não precisa tomar novamente. A Prefeitura orienta que a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores (mosquitos e afins). A doença é comum em primatas, que são os principais hospedeiros do vírus. Por isso, ao encontrar algum macaco morto não mexa no animal e comunique imediatamente a Vigilância Epidemiológica no telefone (11) 4034-4144, para recolhimento e mapeamento destas áreas.

O próximo Arrastão de Limpeza acontecerá neste sábado, 28, das 7h30 às 17h, e atenderá os bairros Jardim das Laranjeiras, Darcilândia, Santa Terezinha e Jardim Dr. Júlio de Mesquita Filho.

A Administração Municipal solicita aos moradores, que coloquem os lixos na calçada, em frente às suas casas, na noite em que antecede o arrastão de limpeza, ou seja, na sexta-feira, para que sejam recolhidos pela manhã do dia da ação.

A ação se repetirá nos próximos finais de semana. Confira a programação:

11/11 – Comendador Cardoso, Jardim Anchieta e Vila Municipal

18/11 – Vila Motta

25/11 – Vila Aparecida

02/12 – Padre Aldo Bolini e Vila Batista

09/12 – Jardim São Lourenço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here