Mercado Municipal de Bragança Paulista comemora 130 anos neste domingo

Para comemorar a data, haverá a apresentação da Orquestra Violeiros do Jaguari e homenagens a duas mulheres que trabalham no local há muitos anos.

0
Publicidade

Neste domingo, 14, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, realizará um evento em comemoração aos 130 anos do início das atividades do Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck. Para comemorar a data, haverá a apresentação da Orquestra Violeiros do Jaguari e homenagens à permissionária e à funcionária mais antigas do local, a celebração começa a partir das 10h.

A permissionária mais antiga tem 55 anos de atividade com seu comércio local. Maria José Bartolomei Pedico será homenageada pelo trabalho dedicado e ininterrupto no local. Já a Sra. Ismênia Aparecida Gonçalves de Oliveira, funcionária pública da Prefeitura, será homenageada pelos 25 anos de serviços prestados no Mercado Municipal.

A obra do Mercado Municipal é considerada de suma importância para o desenvolvimento do comércio da cidade de Bragança Paulista. Ele abriga diversos tipos de estabelecimentos como barracas típicas, bares, feira permanente, lanchonetes, armarinhos, etc. Dada a relevância do local, a rua Cel. Téofilo Leme, ficou popularmente conhecida como Rua do Mercado.

A primeira modificação do local começou em 1927, 40 anos após sua construção. Na ocasião, foi realizada a cobertura da parte interna sobre colunas de cimento armado, a reforma das divisões, modificações dos corredores, substituição dos quiosques, remodelação da fachada e partes laterais, instalações de aparelhos sanitários na parte inferior, aumento dos portões laterais, além de calçamento no pátio interno e a colocação de um bebedouro público.

O Mercado Municipal dispunha de um amplo pátio, com um grande bebedouro, onde era deixado as conduções dos comerciantes e um local próprio para a alimentação dos animais que traziam os mantimentos. Em 1952, em outra grande reforma, este pátio deixou de existir e o prédio foi estendido até a Avenida Antônio Pires Pimentel. Ainda foram feitas outras modificações como a fachada e as entradas laterais, a reestruturação da parte térrea e edificação do segundo andar.

Em 30 de Junho de 2000, o Mercado Municipal recebeu a denominação de “Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck”, nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista que foi comerciante no local.

O Mercado Municipal foi regulamentado em 1981 pela Lei Municipal Nº 1829.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here