Mais de 1 milhão são investidos em prol do bem-estar animal em Bragança Paulista

Prefeito Jesus assina contratos para a gestão do Abrigo de Cães e Gatos com funcionamento 24h, serviço de resgate SAMU-Vet e Castramóvel. Ações vão ao encontro das políticas públicas de bem-estar animal adotadas por esta gestão em cumprimento ao Plano de Governo.

0
Publicidade

Numa solenidade marcada por grande emoção de todos os presentes, a Administração Municipal do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré formalizou o início de grandes transformações na política de bem-estar animal da cidade. Foram assinados os contratos com a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário – SAMUVET e a contratação dos serviços do Castramóvel.

O Deputado Edmir Chedid, estava presente e parabenizou o Prefeito por concretizar esses planos. Ressaltou que o investimento, além de prestigiar o bem-estar animal também envolve políticas de saúde pública e meio ambiente importantíssimas.

“Agora, em Bragança temos uma ambulância para atender os animais de rua com resgate 24h e um Abrigo Municipal que olhará por eles no atendimento e recuperação. Vamos promover saúde e qualidade de vida aos animais doentes ou machucados que não têm donos. Além disso, com o Castramóvel, vamos garantir que milhares sejam castrados e o números de animais abandonados diminua”, comentou o Prefeito Jesus Chedid com alegria. Destacando que a política não se restringe apenas aos animais domésticos, comentando sobre o contrato com a Associação Mata Ciliar no resgate e recuperação dos animais silvestres do município.

Na solenidade, o Secretário do Meio Ambiente Alexandro de Souza Moraes afirmou que com o contrato do Castramóvel a Administração estaria aumentando em 600% o número de castrações de cães e gatos no município, oferecendo ao longo de um ano cerca de 3000 cirurgias de esterilização com a identificação desses animais por microchip. Além disso, o SAMUVET chega para agregar na prestação de um serviço importantíssimo de resgate dos animais de rua doentes e machucados 24h.

Ainda segundo o Secretário, atendendo uma demanda grande do município, o primeiro mutirão de castrações realizado pelo Castramóvel acontecerá na Zona Norte da cidade e que em breve a Secretaria divulgará a forma de cadastro dos interessados no programa. “Vale reforçar que tanto o SAMUVET quanto o Castramóvel ainda dependem da homologação do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV para iniciarem os trabalhos no município”, finalizou Alexandro.

A gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos ficará com a Secretaria do Meio Ambiente e a Associação Faros d’Ajuda, vencedora do Chamamento Público, o novo modelo de gestão prevê o funcionamento do Abrigo 24h para o monitoramento e acompanhamento dos animais abrigados no local e para o atendimento emergencial dos resgatados pelo SAMU-Vet, ou seja, animais de rua – sem dono – doentes, feridos, machucados ou em situação de risco. A ambulância permanecerá no Abrigo, onde será acionada para os resgates por meio de um telefone próprio. O contrato de 12 meses prevê a aplicação de 838 mil reais.

A Presidente da Associação, Márcia Davanso, comentou do grande desafio desse novo modelo adotado, falou da história da entidade nos 14 anos de atuação na cidade, à frente do Abrigo Municipal. Parabenizou a Administração por pensar no bem-estar animal, ressaltando o momento histórico do município, finalizando com a necessidade de se combater o real problema – aquele que abandona os animais à própria sorte nas ruas da cidade.

A fim de diminuir as ocorrências de animais em situação de risco e de abandono e, consequentemente, reduzir o número de animais abrigados, a Administração considera importante desenvolver um programa continuado de educação ambiental que combata fortemente as raízes do problema – o abandonador – e realizar uma constante política de incentivo à posse responsável.

Outro aspecto importante que contribuirá para essa política de bem-estar animal é o programa de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional – o CASTRAMÓVEL. O contrato foi assinado com a empresa A. A. Mazon, representada na solenidade pelo Gerente Administrativo Carlos Di Martini, que prevê 2500 castrações ao longo de um ano – um investimento de 357 mil reais. Entretanto, atendendo ao pedido do Prefeito Jesus Chedid, a empresa ofereceu mais 300 castrações para a cidade, sem custos adicionais. O CASTRAMÓVEL atenderá, prioritariamente, animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here