Na última semana de dezembro de 2018, Samanta R. da Silva salvou a vida de seu filho, Gustavo Henrique, de apenas dois meses, se lembrando das orientações sobre a ‘Manobra de Heimlich’ (método de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho), que recebeu através de consulta realizada na unidade ESF Água Comprida.
Samanta contou que o pequeno Gustavo se engasgou com leite materno. De imediato, ela se lembrou das orientações que recebeu referente à ‘Manobra de Heimlich’ e, imediatamente, fez os procedimentos de desobstrução das vias aéreas, possibilitando que a criança expelisse todo o leite.
“Agradeço aos profissionais de saúde pela sensibilidade de orientar e ensinar como proceder em casos de engasgos com criança. É importante que todas as mamães saibam como agir em um momento como este”, falou Samanta.
Valdenora Xavier, enfermeira responsável pela unidade, afirma que é grande a preocupação dos profissionais com os pacientes em casos de possíveis emergências, devido a longa distância em uma zona rural. “Quando realizamos visitas domiciliares, ou, quando as mamães vêm até a unidade para primeira consulta, peço licença para a mamãe, pego a criança e demonstro previamente a manobra, de forma que se acontecer, a mãe possa replicar aqueles movimentos”, finaliza.