Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Prazo para pagamento do IPTU 2026 é prorrogado até 30 de janeiro...

Prazo para pagamento do IPTU 2026 é prorrogado até 30 de janeiro em Bragança

Prorrogação vale para a cota única, com 5% de desconto, e para a primeira parcela do imposto, que pode ser dividido em até 12 vezes.

0
Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

O prazo para pagamento do IPTU 2026 em Bragança Paulista foi prorrogado até o dia 30 de janeiro. A nova data vale tanto para a cota única, que garante desconto de 5%, quanto para o pagamento da primeira parcela do imposto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, a prorrogação foi definida devido à instabilidade no sinal de internet registrada nos últimos dias, provocada pelo alto volume de chuvas, além do grande número de acessos ao sistema digital, o que dificultou a emissão das guias por parte de muitos contribuintes.

O imposto pode ser parcelado em até 12 vezes. Com a alteração, a primeira parcela também vence em 30 de janeiro, enquanto as demais seguem com vencimento todo dia 10 de cada mês.

A emissão das guias do IPTU 2026 estará disponível a partir de segunda-feira, 19 de janeiro, pelo site oficial da Prefeitura de Bragança Paulista. Para acessar, basta entrar em www.braganca.sp.gov.br e clicar no botão “IPTU 2026”.

Além do atendimento digital, a partir do dia 19 também estarão disponíveis pontos de apoio presenciais para quem preferir atendimento direto. No Agiliza Paço Municipal, o atendimento ocorre das 8h30 às 17h, na Avenida Antonio Pires Pimentel, 2015, no Centro. Já no Mercado Municipal, o atendimento será das 9h às 16h, na Rua Coronel Teófilo Leme, 1240, também na região central.

O IPTU 2026 mantém os mesmos critérios e descontos aplicados no exercício anterior. Os valores do metro quadrado de construção e de terreno permanecem inalterados, conforme a Planta Genérica de Valores aprovada em 2024. Com essa atualização, 59% dos contribuintes tiveram redução no valor do imposto, e cerca de 74% dos imóveis edificados registraram redução ou apenas correção inflacionária.

Também seguem mantidos os descontos sobre o valor venal, sendo 45% para imóveis edificados e 25% para terrenos. A única atualização aplicada ao IPTU 2026 é a correção inflacionária de 5,17%, com base no IPCA, conforme prevê a legislação federal.

O decreto que oficializa a prorrogação do prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela até 30 de janeiro foi publicado na Imprensa Oficial do município, edição nº 2.190.