Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista ainda sofre com condições precárias de trabalho

0
Publicidade

No dia 3 de julho, a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista completou 64 anos de atuação na cidade, mas os agentes ainda sofrem com a falta de condições adequadas para desempenhar seu trabalho. Os profissionais da segurança pública atuam diariamente na proteção dos direitos humanos e fundamentais do exercício da cidadania, das liberdades públicas, da preservação da vida e do patrulhamento preventivo. Prefeitura informou que, atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com base móvel, Canil, Cavalaria, rondas ostensivas com motocicletas, viaturas, além de novos agentes incorporados ao quadro, mas nos últimos meses, as reclamações sobre a falta de condições de trabalho foram constantes.

Além da falta de uniforme, de já terem recebido lanches sem condições de consumo, falta de rádios para comunicaçãosofrerem perseguições, a falta de viaturas é mais um dos problemas que afeta o trabalho da Guarda Civil de Bragança Paulista. Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, no início deste mês, nós questionamos o número de agentes que trabalham na corporação, de viaturas e também como está a situação do fardamento e do concurso público realizado em 2014. Mas a assessoria informou que dados referentes ao número do efetivo da Guarda Civil Municipal ou do número de viaturas são de caráter sigiloso em razão da Segurança Pública do Município. E com relação ao processo de compra dos uniformes, disse que já havia executado o processo de compra e aguardava a entrega dos uniformes pela empresa vencedora do processo licitatório. Já sobre o Concurso Público citado, as contratações estão sendo feitas apenas com medidas judiciaisInformou ainda que segue investindo na capacitação dos servidores públicos e que Guardas Civis, Agentes de Trânsito e Motorista participaram de cursos de pilotagem e outras atividades, na cidade de Indaiatuba neste mês.

Ainda sobre as viaturas, nós recebemos informações de que apenas duas e quatro motos estariam em condições de realizar patrulhamento na cidade. A Prefeitura não respondeu este questionamento na tarde desta terça (12), flagramos duas viaturas que quebraram durante o patrulhamento sendo guinchadas, uma em frente ao Mercado Municipal e outra na Avenida Antonio Pires Pimentel.

A última compra de viaturas foi feita em 2014, na gestão do então prefeito Fernão Dias. Na oportunidade foram entregues cinco novas viaturas para a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, sendo duas viaturas Palio Weekend para a Guarda Civil Municipal (GCM), uma para a Guarda Civil Municipal Rural (GCMR), uma Saveiro para a Divisão de Trânsito e uma para a Defesa Civil. Além dos carros também foram entregues seis motos, também para a GCM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here