Publicidade Banner Alesp TV
Início Saúde Governo federal define 54 tipos de cirurgias como prioritários no SUS

Governo federal define 54 tipos de cirurgias como prioritários no SUS

Intuito do Ministério da Saúde é agilizar atendimentos que causam 'grande demanda reprimida' e 'filas de espera significativas'

0
Foto: Frazao Studio
Publicidade Banner Energisa

O Ministério da Saúde definiu 54 tipos de cirurgias como prioritários para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A relação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10) e traz procedimentos como correção cirúrgica de estrabismo, tratamento de varizes, deformidade da coluna, vasectomia e laqueadura tubária.

Os procedimentos cirúrgicos prioritários são definidos pelo governo como aqueles de grande demanda reprimida e com filas de espera significativas. Segundo o ministério, a medida foi tomada para contribuir para a eficiência do sistema, propiciando o melhor uso possível dos recursos públicos.Segundo a portaria, os procedimentos serão financiados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) por um período de 6 meses, para a formação de série histórica necessária à sua incorporação ao limite financeiro de média e alta complexidade dos estados, do Distrito Federal e municípios.

“Cabe aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, a organização e a definição dos critérios regulatórios que garantam o acesso preferencial aos pacientes cuja solicitação já esteja inserida na regulação. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos aos Fundos de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria responsável pelo Programa de Trabalho”, diz a portaria.