A Energisa iniciou, nesta semana, uma força-tarefa para substituir cerca de 5 mil medidores antigos em unidades consumidoras de Bragança Paulista. Os novos equipamentos estão sendo instalados sem nenhum custo aos clientes e, conforme explica a concessionária, o objetivo é garantir a segurança e melhor atendimento aos consumidores, já que os medidores eletromecânicos/obsoletos podem contribuir para o desperdício de energia.
De acordo com o Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da Energisa Sul-Sudeste, a expectativa é que o trabalho de substituição preventiva dos 5 mil medidores seja concluído nos próximos quatro meses. “É importante esclarecer que para que o trabalho seja feito de forma mais rápida, foi contratada uma empresa terceirizada, a Infotec. Os profissionais dessa empresa são qualificados, têm experiência nesse tipo de serviço e também estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Eles estão autorizados a efetuar apenas a substituição do medidor, ou seja, não farão nenhum outro serviço elétrico dentro ou fora da casa do cliente”, explica.
Por esse motivo, nos imóveis onde o medidor não está em área de fácil acesso, o morador precisa viabilizar a entrada dos profissionais para que façam o trabalho. O coordenador complementa que, em caso de dúvidas quanto à identificação dos eletricistas, o cliente deve entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento.
“Estamos realizando esse trabalho sem custo algum para o cliente. Essa ação faz parte dos investimentos da Energisa na modernização do parque de medição e da rede elétrica, a fim de garantir a confiabilidade do sistema com equipamentos novos, com medidor digital e devidamente homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, acrescenta Renan.
Por fim, Renan esclarece que os critérios para a substituição dos medidores estão exclusivamente relacionados ao tempo de uso do equipamento. Dessa forma, mesmo que o cliente não tenha solicitado, será necessário a substituição porque, além de potencializarem o desperdício de energia, os modelos obsoletos já não acompanham as novas tecnologias. “Por isso é que a ação contemplará moradores de diferentes bairros da cidade, independentemente do consumo médio de energia ou renda familiar”, garante Renan.
Em caso de dúvidas, fale com a Energisa pelos canais de atendimentos:
- Site: www.anodeconta.com.br
- Energisa On - aplicativo para celular
- Call Center – 0800 70 10 326