A cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois anunciou que aumentará o preço da cerveja a partir desta sexta-feira (1°). As informações são do portal Valor Econômico.
A alteração faz parte de um movimento constante da estratégia da companhia que não informa qual o valor de correção dos preços e se eles devem ser aplicados somente no canal on trade, ou seja, bares e restaurantes.
“A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”, disse a empresa por nota enviada ao Valor.
Embora a cervejaria não associe o reajuste à pressão inflacionária, é fato que os custos de produção seguem em escalada. No consolidado de sua operação, o aumento do custo de produtos vendidos (CPV) por hectolitro cresceu quase 16% no acumulado de 12 meses ao fim do segundo trimestre. A pressão de custos foi ainda mais expressiva no Brasil, onde o CPV por hectolitro saltou 18,8% no trimestre.
Segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, a cerveja para consumo no domicílio registrou aumento nos preços de 0,29% em agosto, 3,49% no ano e 7,62% no acumulado em 12 meses.
Já a cerveja para consumo fora do domicílio sofreu elevação de 0,05% no mês, de 3,14% no ano e de 5,94% no acumulado em 12 meses. Portanto, a variação dos preços da cerveja ainda estaria aquém da variação do IPCA, que no mês de agosto teve alta de 0,87%. No acumulado do ano, a variação é de 5,67% e, no acumulado em 12 meses, o índice teve aumento de 9,68%.