A Prefeitura Municipal dá continuidade ao projeto das Abelhas Nativas. O objetivo é levantar informações sobre esses polinizadores existentes nas Unidades de Conservação do Município e por meio da pesquisa ampliar sua criação no município.
Foram implantadas iscas no Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz e Parque Natural Municipal Lago dos Padres, visando atrair abelhas sem ferrão, como Mandaçai, Jataí, Irai, Uruçu, entre outras encontradas na região. As abelhas coletadas são transferidas para caixas tradicionais em meliponários.
Outras ações de educação ambiental também estão sendo planejadas com o objetivo de levar a informação dessa biodiversidade para a toda a sociedade.
Promover a reintrodução e conservação dos polinizadores nativos não é tarefa difícil. Atitudes simples podem favorecer esses insetos tão importantes para a vida no planeta. Seja através da meliponicultura, ou mesmo por meio do cultivo nos quintais, jardins e demais áreas verdes, de plantas atrativas e espécies floríferas e aromáticas como lavanda, manjericão, alecrim, lantana, orégano, coentro, penicilina e aliso, entre outras.