Em live, prefeitura de Bragança Paulista dá detalhes sobre flexibilização da quarentena prevista para o mês que vem

O plano de retomada das atividades do município que está previsto para iniciar dia 1 de junho, conta com reabertura gradual do comércio e outros estabelecimentos.

0
Publicidade

No início da noite de hoje (19) o prefeito Jesus Chedid promoveu uma live referente a flexibilização da quarentena para a cidade de Bragança Paulista. Junto a membros do governo do município, foi divulgado um plano de retomada das atividades econômicas de Bragança, bem como medidas de prevenção e distanciamento social que deverão ser adotadas pela cidade a partir do dia 1° de junho.

 

O ofício contendo o plano de retomada gradual das atividades na cidade foi encaminhado pela prefeitura ao Governo do Estado ainda no início do mês de maio. Hoje, mais cedo, Jesus Chedid presidiu uma live, com objetivo de comunicar o relaxamento da quarentena à população

 

Entre as medidas que devem ser adotadas no munícipio, está o isolamento vertical, que consiste em manter na quarentena todas as pessoas que se encaixam no chamado grupo de risco: idosos, portadores de doenças cardíacas, pulmonares entre outras comorbidades. No entanto, Marina de Oliveira, secretária da saúde de Bragança, deixa claro que não estamos falando de flexibilização de medidas de prevenção à Covid-19, mas somente da quarentena: ainda será obrigatório o uso de máscaras, bem como o incentivo ao isolamento social, uso de álcool em gel entre outras formas de combate ao contágio.

 

Zonas verdes/vermelhas e reabertura parcial do comércio

“Logicamente que gostaríamos de dizer “pode sim” [abrir o comércio], mas não é assim que se age com responsabilidade” inicia Jota Malon, secretário especial de gabinete que foi o responsável por explicar como vai funcionar na prática a flexibilização no município. A cidade deverá seguir regras específicas para que o projeto seja implantado com êxito, a começar pela divisão em zonas. Áreas comerciais de baixa densidade, ou seja, pouco movimento, serão chamadas de zonas verdes. Nesses locais, o comércio poderá funcionar das 09h às 17h de segunda a sexta. Já as áreas de alta densidade, onde há geralmente grande movimento de pessoas, serão as zonas vermelhas. Nelas, vai funcionar um rodízio: 50% das lojas devem abrir nas segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto as outras 50% abrirão nas terças, quintas e sábados. Trabalhos essenciais estão dispensados do rodízio. Essas medidas fazem parte do protocolo especial que deve entrar em vigor no mês que vem.

 

Além do comércio, a medida autoriza ainda a abertura de: academias, que poderão funcionar com agendamentos prévio e respeitando a distância de 1 pessoa a cada 6 metros quadrados (academias de artes marciais não estão inclusas na medida, por conta do contato físico e não deverão abrir); igrejas e templos deverão respeitar a lotação máxima de 40% da capacidade, tonar uso de máscara obrigatório, além do distanciamento entre bancos e outras regras. Ao todo, a categoria de deve cumprir até 13 requisítos. Os clubes contarão com limitação de horário, medição da temperatura corporal,  presença de agentes sanitários para dispersão de aglomeração, entre outros; o shopping terá horário reduzido, estacionamento limitado, etc; em restaurantes (entende-se restaurante como estabelecimento com mesas e cadeiras para realização de refeições), o self-service está proibido. Deverão também aumentar o distanciamento entre mesas etc.

O decreto oficial será publicado amanhã (20) contendo as regras para todos os estabelecimentos além daqueles já citados. Participaram da live também, o vice-prefeito Amauri Sodré, e o dr Tiago José Lopes da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

É importante ressaltar que apesar da proposta de flexibilização da quarentena idealizada pela prefeitura, é necessário que os cidadãos respeitem o distanciamento social e as medidas de restrição, que hoje, ainda são a única forma verdadeiramente eficaz de conter a pandemia do Coronavirus.

Por Rafaela Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here