Mais de 27 mil alunos das das redes municipal e estadual voltam às salas de aulas nesta segunda-feira (03) em Bragança Paulista, e neste ano letivo de 2020 os estudantes terão novidades.
Estado e município unificaram os seus calendários e com isso haverá a introdução de mais dois novos recessos, um ao final do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas.
Para melhor atender os pais, este ano a Secretaria de Educação inovou com a central de vagas.
Os uniformes escolares para este ano já chegaram e os alunos receberão já na primeira semana. Até o ano de 2017, os uniformes e kits sempre atrasavam.
A rede oferecerá cerca de 25 mil refeições por dia, devido a Prefeitura também ser responsável pela alimentação dos alunos da Rede Estadual. No transporte escolar, cerca de 6 mil alunos são transportados por dia, entre Estado e município.
CALENDÁRIO
Em abril do ano passado, o governo do Estado de São Paulo anunciou mudanças no calendário escolar, com novos períodos de recesso. Com tempo para adequação, o município de Bragança Paulista também aderiu ao calendário estadual, unificando os cronogramas.
As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas. Dessa forma, haverá recesso para professores e alunos entre os dias 20 e 24 de abril (fim do primeiro bimestre); período das férias (fim do segundo bimestre), na primeira quinzena de julho; período segundo recesso (fim do terceiro bimestre) entre 13 e 16 de outubro (na semana do Dia do Professor); e encerramento do ano letivo, a partir de 23 de dezembro.
ENSINO INTEGRAL
Outra grande novidade na Rede Municipal é a implantação do Ensino Integral. Três escolas terão a modalidade que atenderá 1.050 alunos: Padre Donato Vaglio, no Tanque do Moinho; Professor Abner Sperendio, na Planejada II; e Comendador Hafiz Abib Chedid (Caic), no Parque Brasil.
Os alunos dessas escolas estudarão das 8h00 às 17h00 e terão, além das aulas normais, oficinas de teatro, artesanato, robótica, música, dança, capoeira, jogos coletivos e recreação.
REDE ESTADUAL IMPLEMENTA O ‘INOVA EDUCAÇÃO’
Na Rede Estadual também haverá novidades. Começa a vigorar o programa ‘Inova Educação’, anunciado no ano passado, que é um modelo pedagógico pioneiro que vai conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21. O Inova será ofertado a todos os dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio na rede estadual de São Paulo.
Estes estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas.
Os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída será às 18h35 – no ano passado era às 18h20.
NOVAS AULAS
Entrará no currículo obrigatório duas aulas por semana de uma atividade chamada “Projeto de Vida”, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia e Inovação.
As disciplinas eletivas serão oferecidas a partir do levantamento dos sonhos e anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores. Alguns exemplos de temas são: empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, entre outros.
Além disso, serão disponibilizadas duas aulas semanais de Projeto de Vida, onde os estudantes farão atividades para definirem seus objetivos, planejarem seus rumos futuros e se organizarem para chegar onde querem. As atividades abrangem ética e cidadania, sonhos, projetos na comunidade, mundo do trabalho, vida acadêmica etc.
Por fim, a disciplina de Tecnologia e Inovação pretende trabalhar três eixos: pensamento computacional; tecnologias digitais da informação; e comunicação e letramento digital.