Bragança Paulista dá passo importante para a modernização da iluminação pública da cidade com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas eficientes luminárias com tecnologia LED (Light Emitting Doide ou diodo emissor de luz).
Na manhã desta sexta-feira, 29, o Prefeito em exercício, Amauri Sodré, acompanhado dos Secretários Municipais Darwin da Cruz Gonçalves (Administração) e Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos), além do Chefe de Gabinete José Galileu de Mattos, assinou um contrato com a Energisa, no ato representada por Luís Felipe Cazeiro Garcia, Gestor de Clientes. A Energisa é a concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica na cidade.
O contrato visa a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED na extensão de uma das maiores avenidas da cidade, a Avenida dos Imigrantes. Essa ação atende uma demanda do então Vice-prefeito, Amauri Sodré, formalizada junto à empresa em junho. O Contrato passará ainda pela aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Serão cerca de 500 luminárias na extensão da Avenida dos Imigrantes que propiciarão mais economia, pelo menos a metade do valor gasto com as lâmpadas comuns, além de possuírem um tempo de vida útil de até 12 anos e menor necessidade de manutenção, sendo mais eficientes na iluminação pública. Além disso, a Administração Municipal ressalta a importância dessa iluminação para a segurança, visto que a iluminação LED é mais clara.
O investimento para essa substituição será de R$ 498.201,51, sem custos aos cofres públicos considerando a economia gerada com a troca. O contrato inclui o diagnóstico energético, projeto executivo, medição e verificação ex ante e ex post, materiais e equipamentos, execução dos serviços e descarte dos materiais, equipamentos substituídos, treinamento e capacitação, divulgação e marketing e avaliação dos resultados do projeto e relatório final.
Na ocasião, o Prefeito em exercício aproveitou para fazer um novo pedido visando o atendimento a outras avenidas principais da cidade.