Publicidade UNIFAG - Estudos 2026
Início Atibaia Alcolumbre avalia articular indulto ou anistia para Bolsonaro em busca de apoio...

Alcolumbre avalia articular indulto ou anistia para Bolsonaro em busca de apoio da direita

Decisão considerou inconstitucional norma do Espírito Santo; entendimento não elimina o direito das famílias de acompanhar a educação dos estudantes

0
Davi Alcolumbre, presidente do Senado Foto: Carlos Moura/Agência Senado | Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL
Publicidade

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pretende articular a concessão de um indulto ou a aprovação de uma anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira (28), a iniciativa buscaria ampliar o apoio de parlamentares da direita à sua candidatura à reeleição para o comando do Senado em 2027.

De acordo com o jornal, a informação foi relatada por dois aliados de Alcolumbre. A articulação também teria como objetivo reduzir a pressão de parlamentares da oposição pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente Alexandre de Moraes, relator do processo que levou à condenação de Bolsonaro por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

A reportagem afirma que Alcolumbre pretende negociar uma solução entre os Poderes em nome da pacificação política após as eleições presidenciais. O senador teria dito a aliados que aguardaria a repercussão do resultado eleitoral antes de procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para defender a concessão de um indulto humanitário ao ex-presidente.

O tema, no entanto, não teria sido discutido no encontro entre Lula e Alcolumbre realizado na segunda-feira (26), segundo as informações publicadas pelo jornal.

A concessão de indulto depende de decisão do presidente da República. Caso Lula não aceite a proposta, Alcolumbre teria sinalizado a parlamentares que poderia trabalhar pela aprovação de uma anistia no Congresso Nacional.

Nesse cenário, a medida dependeria de articulação política entre os parlamentares e poderia enfrentar resistência do governo. Um eventual projeto de anistia também estaria sujeito à análise do presidente da República, que poderia sancioná-lo ou vetá-lo.

Ainda segundo a reportagem, aliados de Alcolumbre consideram importante estabelecer limites para os efeitos de uma possível anistia, de modo que o benefício penal não resulte automaticamente na recuperação da elegibilidade de Bolsonaro.

A possível articulação ocorre em meio às movimentações para a eleição da presidência do Senado em 2027. Alcolumbre busca reunir apoio para permanecer no cargo por mais dois anos, enquanto setores da oposição defendem uma candidatura própria e mantêm a pressão sobre integrantes do STF.

Até o momento, conforme o relato apresentado pela Folha de S.Paulo, a iniciativa está em fase de articulação. Não há indicação de que tenha sido concluído um acordo formal entre Alcolumbre, Lula e representantes da direita.