A entrada dos bairros Toró e Torozinho, na região da Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, receberá novos pontos de iluminação pública. Representantes da Prefeitura de Bragança Paulista acompanharam, nesta sexta-feira, uma visita técnica ao local com equipes da Energisa para alinhar as próximas etapas do projeto.
A intervenção prevê a instalação de aproximadamente 36 postes, distribuídos nos dois lados da via, em um trecho de cerca de 1.039 metros, entre a primeira entrada do bairro do Toró e um ponto após o acesso ao Torozinho. Os postes receberão luminárias de LED de 200 watts.
A instalação será executada pela Energisa após a aprovação do projeto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). À Prefeitura caberá a implantação de defensas metálicas, conhecidas como guard-rails, nos pontos onde os novos postes serão instalados.
O projeto envolve as secretarias municipais de Serviços, Obras e Mobilidade Urbana. A previsão é de que as etapas sejam concluídas em aproximadamente três meses.
O cronograma inclui cerca de 20 dias para os procedimentos de contratação da empresa responsável pelas defensas, aproximadamente um mês e meio para a aquisição dos equipamentos e execução dessa etapa e, posteriormente, cerca de um mês para a instalação dos postes pela Energisa.
A visita técnica contou com a participação de Ismael Brasilino, gestor de Iluminação Pública e coordenador do Programa Bragança Luz; Virgílio de Moraes, chefe de Divisão de Eletrônica e também coordenador do programa; e do morador do bairro Leo Arantes. Pela Energisa, participaram Bruno Pereira Resende, coordenador de Construção e Manutenção, e Claudinei Baroni, supervisor da equipe de campo.
A necessidade de melhoria na iluminação da região havia sido apresentada por moradores durante o Governo Social realizado no bairro Vila Bianchi, em 25 de setembro de 2025.
Programa Bragança Luz
A intervenção nos bairros Toró e Torozinho integra as ações de expansão e modernização da iluminação pública do município por meio do Programa Bragança Luz.
Lançado em julho deste ano, o programa prevê investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões em sua primeira etapa. A previsão é instalar e modernizar 1.680 luminárias e 686 braços de iluminação em diferentes regiões de Bragança Paulista.






