Estabelecimentos que trabalham com materiais recicláveis foram fiscalizados nesta quinta-feira (9) em Bragança Paulista durante a Operação Falcão Negro, ação integrada da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Divisão de Posturas.
A operação teve como objetivo coibir crimes de receptação — quando produtos de origem criminosa são adquiridos ou revendidos — e garantir que os pontos de compra e venda de sucata e metais estejam regularizados e em conformidade com a legislação. Também houve foco em orientação aos responsáveis pelos estabelecimentos e na fiscalização das condições de funcionamento.
As equipes percorreram diferentes regiões da cidade, com abordagens a veículos, pessoas e empresas suspeitas. Durante as vistorias, foram verificados documentos de origem dos materiais, licenças de operação e condições sanitárias e estruturais dos locais fiscalizados.
Ao todo, quatro veículos e seis pessoas foram abordados. Duas delas foram encaminhadas ao plantão policial — uma por posse de entorpecentes e outra por manter objetos sem comprovação de procedência, o que pode caracterizar receptação. Foram apreendidos 17 itens de origem duvidosa e um veículo foi recolhido.
Segundo a Secretaria de Segurança, as ações do tipo devem continuar em outras regiões de Bragança Paulista, especialmente em áreas onde há maior movimentação de materiais recicláveis e sucatas, buscando coibir o comércio irregular de cobre, fios e equipamentos furtados.







