Entre os dias 9 e 12 de outubro de 2025, Bragança Paulista sedia o 1º Festival do Café, uma celebração da cultura cafeeira local com programação voltada à valorização dos produtores, história do café na região e atrações do universo rural. A entrada é gratuita, e o evento acontece das 9h às 20h no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).
Com atividades para todas as idades, o festival vai contar com degustações de cafés especiais, estandes de produtores, oficinas, atrações culturais e a tradicional Casa da Fazenda, onde os visitantes poderão acompanhar o processo de torra do grão.
Tradição rural e atrações equestres
A programação inclui eventos que celebram a tradição do campo e da cultura equestre:
- Prova e Exposição de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador
🗓️ 09 a 11 de outubro | 🕗 8h às 20h - XI Exposição Ranqueada do Pônei Brasileiro (NPPB)
🗓️ 09 a 12 de outubro
Admissão: dia 10/10 | Julgamento: 11 e 12/10 - 14ª Prova de Marcha de Muares e Equinos de Bragança Paulista
🗓️ 12 de outubro | 🕘 a partir das 9h
Com categorias que vão do mirim ao adulto, incluindo provas femininas e sociais.
Os protagonistas: os produtores de cafés especiais
O grande destaque do Festival são os produtores locais, que vêm resgatando a tradição do café bragantino com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Entre eles:
- José Oscar Ferreira Cintra (Sítio Campo Belo do Biriçá): café especial com manejo sustentável e turismo rural.
- Tereza Odonto Montero (Chácara Santa Luzia): café La Bambita, com foco em educação ambiental.
- Joannes Roosdorp (Sítio J.R.): produção artesanal acima de 80 pontos pela SCAA.
- Família Braggion e parceiros (Fazenda Boa Esperança): propriedade com 1 milhão de pés e acervo histórico.
- Antônio Scomparim (Sítio Santo Antônio): café com colheita seletiva e secagem em terreiros suspensos.
- Dr. Antônio Basile (Fazenda Bocaina): 80 mil pés com foco em turismo e técnicas modernas.
- Fazenda Caethe (Ricardo Stefani e João Batista R. Siqueira): produção centenária, livre de agrotóxicos.
Todos fazem parte da Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista (ACBP), que atua com o lema “Da Tradição à Inovação”.
O café na história de Bragança Paulista
O evento também destaca o papel do café na formação histórica da cidade:
- 1822 – primeiros registros de plantio.
- Século XIX – auge da cafeicultura; construção de hospitais, jornais, teatro e da estrada de ferro.
- Século XX – Bragança chegou a ter 17 milhões de pés de café.
- Hoje – retomada da produção aliada ao turismo rural e sustentabilidade.
Serviço:
📅 Data: 09 a 12 de outubro de 2025
🕘 Horário: das 9h às 20h
📍 Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta)
📌 Alameda Quinze de Dezembro, 800 – Penha – Bragança Paulista
🎟️ Entrada gratuita
Realização: cafeicultores e produtores locais
Apoio: Prefeitura de Bragança Paulista e Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios







