A construção da nova subestação de energia Bragança Paulista 3 segue em ritmo acelerado e já alcançou 65% de execução. A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro de 2025.
Com investimento de R$ 29,4 milhões, a nova estrutura — realizada pela Energisa Sul-Sudeste — vai reforçar a segurança energética do município e beneficiar mais de 50 mil moradores, incluindo residências, comércios, áreas públicas e empresas.
O projeto inclui:
- Construção de 1 km de linha de transmissão de 138 kV com potência de 30 MVA
- Instalação de cinco alimentadores
- Recondução de 10 km de rede de distribuição
- Equipamentos modernos e automatizados com operação remota
A subestação está em local estratégico, atendendo bairros como Santa Luzia, Santa Helena, Bosques da Pedra, Euroville, Taboão, além de pontos importantes como o Shopping Center Bragança, a Universidade São Francisco e áreas rurais como Campo Novo e regiões próximas à Rodovia Fernão Dias.
A obra faz parte do plano de expansão da Energisa para atender ao crescimento urbano e econômico de Bragança Paulista, além de aliviar a carga nas subestações existentes — São Francisco, Bragança II e Santa Terezinha — e reduzir riscos de sobrecarga no sistema elétrico.
Também estão previstas melhorias em outras estruturas da rede elétrica, com substituição de cabos, isoladores, transformadores e cruzetas.
O avanço do projeto é acompanhado pela Prefeitura e segue todas as normas técnicas, ambientais e de segurança vigentes.







