Ministério da Saúde amplia vacinação contra meningite bacteriana para crianças com nova vacina

0
© Freepik
Publicidade

Desde 1º de julho, o Ministério da Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses, ampliando a proteção contra os principais sorogrupos bacterianos causadores da meningite. A medida reforça o impacto positivo dos imunobiológicos, que já contribuíram para reduzir a incidência da doença em vacinados e não vacinados, segundo nota técnica do Ministério.

O esquema vacinal tradicional inclui duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses, que agora será feito com a vacina ACWY, protegendo contra os sorogrupos A, C, W e Y. No SUS, a ACWY já era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos.

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas ou outras condições não infecciosas, como câncer e traumatismos. As meningites bacterianas, causadas principalmente pela Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae, são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão.

Até o momento, em 2025, o Brasil confirmou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 bacterianos, 1.584 virais e 1.091 de outras causas ou não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, penta e pneumocócicas, também contribuem para a proteção contra algumas formas da doença.

Em Bragança Paulista, foram registrados 16 casos de meningite em 2024, sendo 2 bacterianos. Crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço não precisam da ACWY agora. A vacina está disponível para quem ainda não tomou o reforço aos 12 meses.