HUSF moderniza radioterapia e amplia oferta de atendimentos

O HUSF é a única referência em Oncologia Clínica e Cirúrgica na Região Bragantina, tornando o hospital uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)

0
Foto: HUSF
Publicidade

Com investimento de R$4.750.163,60 do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) realizou um “upgrade” no acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia. A modernização, que ocorre em resposta ao crescimento populacional da Região Bragantina, visa aumentar a velocidade e a eficácia do tratamento contra o câncer.

Foi incorporado ao equipamento a técnica conhecida por IMRT, (Radioterapia de intensidade modulada) e RapidArc/VMAT, (Terapia de Arco Modulado Volumétrico) que aprimora a administração da dose de radiação: a melhoria permite a aplicação de doses precisas no tumor, poupando significativamente os tecidos saudáveis. Dessa maneira, o paciente sofre menos efeitos colaterais durante e após o tratamento.

Um dos maiores benefícios é a conclusão da terapia em um prazo mais curto. O maior impacto será observado no tratamento de câncer de próstata, que poderá ser reduzido de 38 para apenas 20 sessões, bem como câncer de mama, com finalização prevista em até 5 dias. A velocidade do tratamento implica diretamente no bem-estar e na humanização do cuidado com o paciente, uma busca constante do HUSF.

Além da radioterapia, a atualização do acelerador linear torna possível a aplicação de tratamentos que antes não eram realizados no serviço, como é o caso da radiocirurgia (metástase cerebral) e radioterapia estereotáxica corporal (SBRT), frequentemente utilizada para tratar tumores em órgãos como pulmão, fígado, pâncreas, ossos e outros locais do corpo, com conclusão entre 1 e 5 sessões. O aprimoramento beneficia pacientes oncológicos de toda a Região Bragantina, que hoje soma aproximadamente 500 mil habitantes.