Bragança Paulista recebe 10 mil mudas como parte de compensação ambiental e reforço na arborização urbana

0
Foto: SECOM
Publicidade

Bragança Paulista começou a receber as primeiras 10 mil mudas de árvores que vão reforçar o plano de arborização urbana da cidade. As plantas chegaram nesta semana ao Viveiro Municipal, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posta de Monta), e fazem parte de uma compensação ambiental prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com um empreendedor local, após danos ambientais.

Ao todo, 21 mil mudas serão entregues. O material, composto por espécies nativas, frutíferas e ornamentais, será usado para o plantio em ruas, praças e outras áreas públicas. Neste primeiro momento, as mudas passam pelo processo de “engorda” — fase de fortalecimento antes do plantio — e devem permanecer sob cuidados técnicos até o início do período de chuvas, mais favorável ao desenvolvimento das espécies.

O plantio será feito em regiões com menor cobertura vegetal e maior sensação térmica, com base em mapeamento da Prefeitura. O objetivo é reduzir ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, reter água da chuva e equilibrar o microclima urbano.

Além dos benefícios ambientais, o projeto também visa aumentar a oferta de alimento e abrigo para a fauna local. Escolas, entidades e órgãos municipais participarão das ações de plantio e educação ambiental, envolvendo a comunidade no cuidado com as áreas verdes.