Com a chegada de uma frente fria intensa, a Prefeitura de Bragança Paulista intensificou, nesta semana, as ações da Operação “Noite Fria”. A iniciativa oferece acolhimento emergencial a pessoas em situação de rua, com abrigo, alimentação e atendimento técnico.
Durante a operação, equipes percorreram diversos pontos da cidade para abordar pessoas em situação de rua e oferecer transporte imediato à Casa de Passagem, no Jardim Fraternidade. O espaço funciona das 17h às 22h, oferecendo estrutura para pernoite, alimentação e encaminhamento aos serviços de saúde, assistência e reinserção familiar.
Além do acolhimento, a Prefeitura realiza a distribuição de cobertores e agasalhos arrecadados na Campanha do Agasalho, com apoio do Tiro de Guerra, empresários e o Governo do Estado. Os itens são destinados a famílias vulneráveis, não sendo entregues diretamente nas ruas, para estimular o acolhimento em locais apropriados.
As ações são coordenadas pelas secretarias municipais de Ação Social, Segurança, Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade. A rede de apoio também conta com o Centro POP, na Avenida dos Imigrantes, que funciona durante o dia e oferece apoio contínuo à população em situação de rua.
A Defesa Civil ainda alerta a população sobre cuidados gerais no inverno: evitar queimadas, manter distância de fiações durante tempestades, não atravessar áreas alagadas e buscar abrigo seguro em caso de raios. Em emergências, os contatos são: 193 (Bombeiros), 4035-6037 (Defesa Civil), 190 (PM) e 153 (GCM).