Um veículo não identificado colidiu contra um poste de média tensão no bairro Água Comprida, na zona rural de Bragança Paulista, na manhã desta terça-feira (17). Com o impacto da batida, houve danos à rede de energia no local e, consequentemente, a interrupção temporária no fornecimento da energia para mais de 500 clientes das proximidades.
A ocorrência no sistema elétrico foi registrada às 7h52. Imediatamente a Energisa acionou suas equipes que se deslocaram para a área e iniciaram os trabalhos para reparar os danos causados à rede de energia. Enquanto os profissionais realizavam os reparos, procedimentos na rede elétrica viabilizaram o restabelecimento da energia de forma gradativa para os clientes afetados.
O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, explica que em ocorrências desse tipo alguns clientes podem ser impactados por mais tempo devido à complexidade dos estragos que o impacto da batida causa a postes, equipamentos e demais estruturas da rede elétrica.
“Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, detalha Anderson.
Riscos à segurança
Com a chegada do feriado prolongado de Corpus Christis, muitas pessoas já estão arrumando as malas para pegar a estrada e curtir uma viagem com a família ou amigos. Com isso, aumenta o fluxo de veículos nas ruas e avenidas das cidades, estradas rurais e rodovias da região, exigindo uma atenção ainda maior por parte dos motoristas para evitar situações de riscos e acidentes.
Por esse motivo, além de conduzir o seu veículo com atenção, é importante saber o que fazer em caso de acidentes envolvendo postes de energia. Nesses casos, a orientação da Energisa é para que motorista e passageiros mantenham a calma e permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro pelas equipes especializadas.
Além disso, ainda que a rede de distribuição seja equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, é indispensável não se aproximar e nem descartar os riscos potencializados em uma colisão.
Se presenciar um acidente com poste, mantenha a distância e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e para a Energisa, para que as equipes façam o resgate com segurança.