Na quarta-feira, 28 de maio, Socorro integrou a edição 2025 do Dia do Desafio, uma campanha global que incentiva a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis. A iniciativa, realizada sempre na última quarta-feira de maio, completa 30 anos em 2025 e é coordenada na América Latina pelo Sesc São Paulo, com apoio da TAFISA (The Association For International Sport for All), ISCA (International Sport and Culture Association) e UNESCO.
Ações em Socorro
Em Socorro, o Departamento de Esportes organizou uma programação especial que começou na segunda-feira anterior ao Dia do Desafio, com cinco desafios diferentes envolvendo professores em diversas modalidades e públicos de todas as idades. A ação incluiu atividades em todas as escolas municipais, promovendo o envolvimento das crianças, além de ações em projetos sociais como o Centro Dia do Idoso.
Também foram realizadas aulas de balé, dança na praça e outras atividades culturais e esportivas, ampliando o alcance da campanha para diferentes públicos e promovendo a inclusão social por meio do movimento.
Sobre a campanha nacional e internacional
O Dia do Desafio mobiliza mais de 3.500 organizações em 14 países da América Latina, promovendo centenas de atividades gratuitas em um único dia para chamar a atenção da população sobre a importância da prática regular de exercícios físicos. Em 2025, a campanha reforça seu compromisso com o Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial da Saúde, que busca tornar as sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas.
No Brasil, a campanha é apoiada pelo Ministério do Esporte, que realiza programações com diversas atividades como caminhadas, ioga, oficinas de dança, minicampeonatos esportivos e aulas de defesa pessoal, buscando combater o sedentarismo e promover a inclusão esportiva.
Compromisso local e global
A campanha incentiva municípios a assumirem o compromisso de aumentar em 5% o número de pessoas ativas em suas comunidades nos próximos quatro anos, com especial atenção aos grupos com menos acesso à prática esportiva. Essa meta integra o manifesto “5% mais ativos”, que busca ampliar a adesão à atividade física e melhorar a qualidade de vida da população.
Por Imprensa/ Prefeitura de Socorro