Descentralização do CadÚnico facilita atendimento nos CRAS de Bragança Paulista

Nova organização do CadÚnico permite que moradores atualizem seus dados diretamente nos CRAS, otimizando tempo e ampliando acesso a benefícios sociais.

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Foto: SECOM
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Desde o dia 19 de maio, moradores de Bragança Paulista podem atualizar ou fazer o Cadastro Único (CadÚnico) diretamente nos CRAS dos bairros. A descentralização dos entrevistadores, medida da Prefeitura por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), busca ampliar o acesso e reduzir custos com deslocamento, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade.

Antes concentrados na região central, os atendimentos agora ocorrem nos quatro CRAS do município, cada um com um entrevistador fixo para atender a população do território de referência. A cidade conta atualmente com 22.167 famílias registradas no CadÚnico — 7.775 delas recebem benefícios sociais como o Bolsa Família. Só em abril, os repasses somaram R$ 4,8 milhões.

A mudança deve agilizar os atendimentos — que hoje somam cerca de 2.500 por mês — e facilitar o acesso à rede de proteção social do município.

Locais de atendimento ao CadÚnico:

Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h.

A Central do CadÚnico (Travessa Silva Pinto, 180 – Vila Mota | (11) 2473-7626 | cadunico@braganca.sp.gov.br) segue como ponto de apoio para toda a rede.

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas podem solicitar atendimento domiciliar.