A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, está implementando uma tecnologia inovadora que colocará a cidade como a primeira do Brasil, após a capital paulista, a utilizar inteligência artificial para fortalecer a segurança pública.
A nova plataforma de monitoramento, já em funcionamento, incluirá tecnologias de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e vigilância de prédios públicos. A plataforma de leitura de placas já está operando, com foco nas entradas e saídas do município, realizando alertas em tempo real sobre veículos roubados ou furtados.
O grande diferencial da tecnologia é o reconhecimento facial, que está em fase de testes e será lançado em breve. Com um banco de dados integrado ao sistema de monitoramento, a plataforma pode identificar pessoas procuradas pela justiça, mesmo que estejam em outra cidade ou estado. Quando um suspeito é detectado, o sistema gera um alerta automático para viaturas, com um índice de acerto de 92% de precisão no reconhecimento.
Na terça-feira (13), parte do efetivo da Guarda Municipal passou por treinamento para operar as novas ferramentas, e o aprendizado será replicado entre os demais profissionais ao longo da semana.