***Atualizado***: Telemedicina já é realidade na ESF Jardim Araújo/Teixeira de Socorro

0
Foto: Comunicação/Prefeitura
Publicidade

A ESF Jardim Araújo/Teixeira “Dr. Mário Fonseca Pares” agora conta com atendimento por telemedicina, um recurso moderno que amplia o acesso à saúde com qualidade e segurança. O serviço teve início como projeto piloto no final de fevereiro e hoje já é uma opção regular para a população da área de abrangência da unidade.

Com funcionamento às quartas-feiras no período da manhã e quintas-feiras durante todo o dia, a médica Dra. Flavia Regina de Andrade Varela realiza os atendimentos por meio de videochamadas. A iniciativa é voltada a moradores dos bairros atendidos pela unidade, incluindo crianças, adolescentes, gestantes, adultos e até pacientes domiciliados ou que acabaram de sair de internações.

Segundo Michele Valim da Silva Cizotto, enfermeira da Saúde da Família e coordenadora da unidade, a teleconsulta é indicada para a maioria dos casos da atenção básica. “Casos que envolvem medicamentos controlados com receita azul ou situações graves de saúde mental, que demandam receita amarela, não se enquadram neste modelo de atendimento. Ainda assim, a médica está apta a realizar encaminhamentos e solicitar exames quando necessário.”, complementa.

O projeto foi implantado com capacitação presencial da equipe da unidade, realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Também estiveram presentes integrantes do O Projeto TeleAPS (Tele Atenção Primária em Saúde), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que integra o maior programa de saúde digital da rede pública paulista, lançado em agosto de 2024. O objetivo é ampliar o acesso à atenção básica por meio de teleconsultas realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com suporte de profissionais especializados em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

A telemedicina vem se consolidando como uma ferramenta valiosa para tornar o cuidado em saúde mais acessível, ágil e humanizado. Agora, a população dos Jardins Araújo e Teixeira podem contar com esse novo canal de cuidado sem sair da sua comunidade.

Por Comunicação da Prefeitura de Socorro