Guarda Municipal salva bebê engasgado na Rodovia Capitão Bardoíno em Bragança Paulista

0
Publicidade

Na noite deste sábado (19), um ato rápido e preciso de agentes da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista salvou a vida de um bebê de 1 ano e 7 meses que estava engasgado e inconsciente.

Durante patrulhamento pela Rodovia Capitão Bardoíno, nas proximidades do km 98, no acesso ao bairro Curitibanos, os GCMs 1ª classe Paulo e 2ª classe Vieira, da equipe VTR 12, foram surpreendidos por um veículo Onix branco que seguia no contrafluxo da via. Desesperado, o motorista, pai da criança, parou a viatura e correu em direção aos guardas com o filho nos braços, informando que o bebê havia se engasgado e não estava mais respondendo.

Sem perder tempo, os agentes iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada para desobstrução das vias aéreas. Em poucos segundos, o bebê recuperou a consciência, abriu os olhos e começou a chorar, sinal de que havia voltado a respirar.

Com o estado da criança estabilizado, os guardas acionaram o Centro de Comunicação Operacional (CCO) solicitando que a UPA Vila Davi fosse alertada para receber a vítima. A equipe então conduziu a família até a unidade, onde a criança deu entrada consciente, respirando normalmente e recebendo os cuidados médicos necessários.

A ação rápida dos agentes foi essencial para evitar uma tragédia. O caso emocionou a equipe de plantão e reforça a importância da preparação dos profissionais de segurança pública também em situações de emergência médica.