“Operação ‘Truque na Bomba’ em posto de combustíveis leva gerente à prisão em Bragança Paulista

0
reprodução
Publicidade

A Polícia Civil interditou na quarta-feira (9) um posto de combustíveis localizado nas proximidades do Lago do Taboão, em Bragança Paulista, após constatação de fraudes em 12 dos 18 bicos de abastecimento. A operação, batizada de “Truque na Bomba”, resultou na prisão em flagrante do gerente do estabelecimento por crime contra a ordem econômica.

A ação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Bragança Paulista, com apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM). O objetivo, segundo a Polícia Civil, foi fiscalizar a regularidade dos postos e identificar possíveis adulterações.

Desvios ultrapassaram 1,5 litro por operação

De acordo com o boletim de ocorrência, os técnicos constataram desvios superiores a 1,5 litro por abastecimento — número muito acima do limite legal de 100 mililitros a cada 20 litros. A fraude consistia em fornecer volume inferior ao registrado na bomba, prejudicando diretamente os consumidores.

O gerente foi preso no local e seguirá detido até audiência de custódia. Segundo a polícia, a ausência do proprietário reforçou a responsabilização do encarregado pelo funcionamento do posto no momento da fiscalização. O delegado responsável pela operação descartou a concessão de fiança na esfera policial.

A operação inspecionou dez postos em Bragança Paulista. Apenas um foi lacrado por apresentar irregularidades consideradas graves o suficiente para justificar a interdição completa.

O inquérito segue sob responsabilidade da Polícia Civil e será encaminhado ao Ministério Público para possível abertura de ação penal. O Poder Judiciário analisará o caso. As investigações prosseguem para apurar o eventual envolvimento de outras pessoas.