Prefeitura de Socorro promove formação sobre autismo para educadoras da rede municipal

0
Publicidade

Com o compromisso de promover uma educação inclusiva e respeitosa, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última terça-feira (1º) uma ação voltada à capacitação de professoras das creches municipais Maria Aparecida Tasca de Oliveira Santos e Jardim Santa Cruz, em alusão ao abril azul – campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituída pela ONU em 2 de abril de 2007.

A formação aconteceu durante o horário de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e teve como objetivo aprofundar os conhecimentos das educadoras sobre o autismo, oferecendo subsídios para um atendimento mais acolhedor e eficaz às crianças da rede municipal de ensino.

Conduziram o encontro as profissionais Mayara Tavares, psicóloga especialista em Análise do Comportamento e em atendimento clínico de crianças e adolescentes; Caroline Rocha, psicopedagoga, educadora especial e aplicadora de ABA; e Bianca Vieira, psicopedagoga e também aplicadora de ABA. As palestrantes abordaram aspectos teóricos e práticos do TEA, tiraram dúvidas das professoras e apresentaram estratégias baseadas em evidências para o desenvolvimento integral dos alunos autistas.

Também acompanharam a atividade as diretoras Telma Faria Assoni e Elis Regina de Moraes Silva, a coordenadora Raquel Gonçalves Chagas Pedrozo, a assessora pedagógica Sonia Franco e a supervisora das creches Paula Regina da Conceição Camargo Ferreira.

A ação reforça o compromisso da administração municipal com a inclusão e o respeito às diferenças. Quando falamos sobre autismo, não estamos apenas discutindo um diagnóstico: falamos de vidas, sonhos e potencial. Cada aluno autista tem uma trajetória única, e compreendê-los é essencial para construir um ambiente escolar mais justo, acolhedor e harmonioso.