História, aprendizado e amor por Amparo: alunos das escolas municipais realizam atividades especiais sobre o 196 anos da Estância

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Visitas ao museu, práticas sobre a a relação do café com a o desenvolvimento da economia da cidade, pinturas e colagens sobre os pontos turísticos estão entre as atividades que têm sido desenvolvidas pelos alunos nas escolas da rede municipal para comemorar o aniversário da cidade, celebrado em 8 de abril.

Na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Tio Patinhas” as crianças do maternal e do pré I e pré II vivenciaram nesta semana um  momento cultural com a visita ao Museu Municipal Bernardino de Campos. Após conhecer sobre a história da cidade, ver fotos, a exposição de carros antigos e tudo o que o museu oferece, as crianças tomaram um lanche no pátio do museu.

“Comemorar o aniversário da cidade com as crianças pode ser uma oportunidade para ensinar sobre a história, identidade e cidadania de maneira envolvente e significativa. E visitar o Museu de nossa cidade é uma forma de conhecer a nossa história através de objetos, fotos e documentos. Essas atividades não só tornam o aprendizado mais dinâmico, mas também reforçam o carinho e o respeito pela nossa cidade, pelo nosso povo e pela nossa história”, diz a diretora da escola, Diretora Maria Claudia Rielli Spinelli

Mas não pára por aí. A partir da visitas, as crianças devem participar de diversas atividades práticas. Entre elas, a elaboração da linha do tempo da cidade, desenhos de pontos turísticos, confecção de jogo de memória sobre os pontos turísticos e muito mais.

No CIME (Centro Integrado Municipal de Educação) Maria Ivete Forner Zuchi, as crianças têm elaborado trabalhos manuais sobre os pontos turísticos de Amparo, como desenhos, pinturas e colagens. Com o tema “Nossa Cidade, Café e Tradições”, as crianças tiveram uma experiência sensorial com café, explorando a importância do café para o desenvolvimento da cidade.

Participaram ainda de roda de conversa sobre a história e elaboraram um mural interativo com os trabalhos manuais que montaram. E também tem contação de histórias, brincadeiras e visitas culturais.

“Nós exploramos a história da cidade de forma acessível às crianças, trabalhamos a cultura cafeeira de maneira lúdica de sensorial. Todas as atividades são para desenvolver a identidade e o sentimento de pertencimento deles à cidade”, disse a coordenadora pedagógica, Lídia Freire da Silva Pereira.