Centro Cultural André Carneiro recebe exposição que celebra a identidade latino-americana

0
Publicidade

Por Gabriel Orfeo

A partir do dia 22 de março, o Centro Cultural André Carneiro, em Atibaia, abre as portas para a exposição coletiva “Visão de Três Americanos: Nuestra América”, que reúne obras dos artistas Angel San Martin, Madalena Dagostinho e Claudio Gonçalves. A visitação segue até 26 de abril, com entrada gratuita.

Os visitantes podem conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. O Centro Cultural André Carneiro está localizado na Rua José Lucas, nº 28, Centro.

Uma homenagem à identidade latino-americana

Com a temática “América Latina e Caribe”, a exposição busca retratar o espírito latino-americano, ressaltando a diversidade cultural e o orgulho nacional dos países da região. Por meio de imagens alegóricas, os artistas pretendem provocar reflexão e conexão com a ideia de uma grande pátria latino-americana e caribenha.

A proposta é reforçar a identidade coletiva dessa vasta região, destacando elementos históricos, sociais e culturais que a tornam singular. As obras expostas estabelecem um diálogo entre o passado e o presente, enfatizando a riqueza das expressões artísticas da América Latina.

Os artistas presentes

O chileno Angel San Martin (1938-2011) atuou como pintor, escultor e professor, deixando um legado reconhecido internacionalmente. Recebeu a Condecoración al Mérito Cultural y Artístico Gabriela Mistral, a mais alta distinção do governo chileno na área cultural.

A paulistana Madalena Dagostinho é pintora, desenhista e ilustradora, com prêmios e exposições em espaços renomados, como o Museu de Literatura Mario de Andrade.

Já Claudio Gonçalves, natural de Ourinhos/SP, é desenhista e pintor, com premiações e participação em diversos salões de arte pelo Brasil.

A exposição “Visão de Três Americanos: Nuestra América” convida o público a refletir sobre a identidade cultural da América Latina e Caribe, promovendo um encontro entre arte e história.


Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Atibaia