Até o final de 2025, Bragança Paulista será contemplada com a inauguração de mais uma subestação de energia: a SE Bragança Paulista III. O empreendimento representa um investimento de R$ 29,4 milhões da Energisa Sul-Sudeste no município, e vai impactar diretamente mais de 50 mil pessoas. Juntamente com a nova subestação, que terá capacidade de 30 mil kW, será construída uma linha de transmissão de 138 mil volts, com cinco alimentadores e recondução de 10 km da rede de distribuição.
Na prática, esses dois empreendimentos trarão ainda mais confiabilidade ao sistema elétrico que abastece clientes residenciais, comerciais, estabelecimentos públicos, privados de bairros como Santa Luzia, Residencial Euroville, Santa Helena, Bosques da Pedras, Taboão, Universidade São Francisco e adjacências, além do Shopping Center Bragança e segmentos rurais como Campo Novo e áreas próximas à Rodovia Fernão Dias.
“A energia é um fator de desenvolvimento, conforto e segurança para as pessoas. Por isso, nossos investimentos se concentram no compromisso de garantir um reforço energético para o município, entregando para a cidade de Bragança Paulista mais uma subestação moderna, totalmente automatizada, com equipamentos modernos e telecomandada por satélites,” enfatiza o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva.
Na última semana, além do José Adriano, o diretor técnico e comercial, Guilherme Damiance Souza, o gerente da Assessoria de Gestão de Projetos (ASGP), Dalessandro Luis Mafei, e o gestor de Clientes, Jefferson José do Nascimento, estiveram reunidos com o prefeito Edmir Chedid, a vice-prefeita Gislene Bueno e outros gestores públicos municipais, detalhando o plano de investimento da Energisa na cidade de Bragança Paulista ao longo deste ano.
As obras da nova subestação seguirão as mais modernas técnicas de construção e todos os protocolos exigidos pela legislação ambiental e normas de segurança. Além desse grande empreendimento, a concessionária também fará melhorias na subestação JQM, localizada no bairro Vila Motta, com um aporte de R$ 3 milhões, contribuindo também para o desenvolvimento daquela região da cidade.
Mais melhorias
Dentro dessa premissa de acompanhar o desenvolvimento e garantir a segurança energética da cidade, o cronograma de investimentos da Energisa Sul-Sudeste engloba ainda ligação de novos clientes, modernização e ampliação do sistema, além de outros serviços como substituição de cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos e estruturas da rede.