Bragança Paulista registra morte por febre amarela

0
© Freepik
Publicidade

Bragança Paulista registrou a primeira morte por febre amarela em 2025. Um homem de 21 anos, que tem registro de passagem pela cidade de Joanópolis, ficou internado na cidade de Extrema, Minas Gerais, evoluindo a óbito em 18 de janeiro.

No mês de janeiro, três pessoas morreram por Febre Amarela no Estado de São Paulo, todas no interior paulista, sendo nas cidades de Socorro, Tuiuti e Joanópolis.

Este já é o maior número de casos desde 2019, quando foram registrados 64 casos autóctones (contraído na própria região onde a pessoa vive) e 12 óbitos em todo o estado paulista. No município de Bragança Paulista, o último caso confirmado de Febre Amarela foi registrado em 2018.

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde informou que os imunizantes seguem disponíveis em todas as unidades do município, para toda a população acima de 06 meses de idade.

Caso encontre o macaco doente ou morto, é importante que a população não coloque as mãos no bicho e entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ, por meio do telefone (11) 4033-0283 ou pelo e-mail uvz@braganca.sp.gov.br.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que é causada por um vírus. Esse vírus é transmitido pela picada de um mosquito silvestre, que vive em zona de mata, e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. 

Um indicador da presença desses mosquitos transmissores se dá com a morte de macacos, que também sofrem com altos índices de mortalidade quando contaminados. Por isso, o avistamento de macacos mortos deve ser informado às equipes de saúde do município.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A doença pode ser prevenida por meio de vacina, que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é a melhor forma de prevenção da doença e está disponível em todos os postos de saúde do estado.