Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Lei estabelece regras para a utilização de smartphones na educação básica. Aparelhos só serão permitidos em atividades pedagógicas ou em casos excepcionais, como os de alunos com deficiência que necessitam de tecnologia assistiva.

0
Foto: EBC
Publicidade Banner Energisa

Com o início do ano letivo e a volta gradual das atividades em instituições de ensino públicas e privadas, as escolas ainda aguardam o detalhamento da Lei 15.100/2025, que proibiu o uso dos celulares durante as aulas, recreio ou intervalos de todo o ensino básico, desde o dia 13 de janeiro de 2025. O Ministério da Educação (MEC) informou que vai regulamentar a lei com instruções mais detalhadas, mas, até esta segunda-feira (27), as normas não foram divulgadas.

Sancionada pelo presidente Lula em 15 de janeiro, a lei que estabelece essa proibição abarca todas as turmas de educação básica (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

A lei, restringe o uso do celular em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde. 

O ministro Camilo Santana esclareceu que aspectos operacionais, tais como o local para guardar os celulares (em mochilas, caixas ou locais específicos), serão determinados pela estrutura e escolha de cada instituição de ensino.

As consequências para os estudantes que não aderirem à norma também devem ser estabelecidas pelas próprias instituições educacionais.

Santana enfatizou que o objetivo principal é autorizar o uso apenas para propósitos didáticos, prevenindo o uso individual fora do contexto escolar.