A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (23), um homem em flagrante por comercializar cigarros eletrônicos e comuns contrabandeados em Bragança Paulista, interior de São Paulo. A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, no âmbito da Operação Fumaça Maligna 2.
No estabelecimento comercial, do tipo adega, foram apreendidos 32 cigarros eletrônicos e 320 maços de cigarros estrangeiros, introduzidos ilegalmente no país. O proprietário foi preso em flagrante e responderá pelo crime de contrabando, que prevê pena de até cinco anos de reclusão.
A Operação Fumaça Maligna 2 tem como objetivo combater o comércio irregular de cigarros eletrônicos estrangeiros, conhecidos como “puffs”, “pods” ou “vapes”. O uso e comércio desses dispositivos são proibidos pela ANVISA devido aos riscos à saúde. Esta foi a segunda ação da Delegacia de Polícia Federal em Campinas em 2025, sendo a primeira realizada em Pedra Bela, em 16 de janeiro, quando não foram encontrados dispositivos.
O material apreendido será periciado pelo Núcleo Técnico Científico da Polícia Federal em Campinas antes de ser destruído.