De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que 239 mil homens poderão ter câncer até 2025. Entre os tumores, exceto o de pele não melanoma considera-se que o mais incidente seja o de câncer de próstata (30%), seguido dos cânceres de cólon e reto (9,2%), pulmão (7,5%), estômago (5,6%) e cavidade oral (4,6%) apenas na população masculina.
Alguns dos principais sintomas do câncer de próstata – dor ou dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes ao longo do dia ou durante à noite, presença de sangue na urina ou no sêmen – ficam mais evidentes quando os tumores já estão em fase avançada.
Por isso, a preocupação deve ser o diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde recomenda, para isso, a realização do exame de antígenos prostático específico (PSA) e o toque retal para avaliação de homens com sintomas urinários.
Durante o mês, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizará diversas ações como palestras, rodas de conversa, orientações, atividade física entre outros para conscientizar os usuários do Sistema Único de Saúde.