A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, gestora da Estação Ecológica Municipal do Caetê, informa que uma Unidade de Conservação receberá seu primeiro recurso financeiro, deliberado pelo IBAMA. Em breve, o incentivo estará disponível para investimentos em áreas públicas especialmente protegidas.
A Estação Ecológica Municipal do Caetê é a primeira Unidade de Conservação Municipal de Bragança Paulista a ser cadastrada no SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
A Estação, enquadrada como Unidade de Conservação de Proteção Integral, teve sua origem como Parque Ecológico em meados de 1988, quando, por meio da Lei Municipal nº 2.323/1988, a Administração Pública Municipal foi autorizada a permutar uma área de terreno por diversos lotes recobertos por vegetação nativa, com o objetivo de implantar um Parque Ecológico.
Entretanto, devido a diversos entraves relacionados à documentação, somente em meados de 2021, por meio dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Eng. Agrª Ana Carolina Rubio e Eng. Agrº Daniel Tafuri), em conjunto com o Eng. Agrim. Larissa Loschi, da RESOLO, é que a área foi efetivamente inserida no CNUC – Cadastro Nacional das Unidades de Conservação da Natureza, sendo autorizada em 2024 a receber recursos financeiros federais e estaduais que contribuam para sua estruturação.
Segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente em exercício, Carolina Mourão, responsável pelo Decreto Municipal e pelo suporte jurídico durante todo o processo de regularização: “As unidades de conservação têm grande importância, pois resguardam os poucos fragmentos florestais da zona urbana do Município de Bragança Paulista, promovendo a conservação da biodiversidade, fauna e flora. A Estação Ecológica Municipal do Caetê está localizada no bairro Parque Caetê, na zona sul do município. A área possui expressiva cobertura florestal típica do Bioma da Mata Atlântica, sendo os passos próximos a intensificação das fiscalizações nas áreas públicas nela inseridas e a realização do seu Plano de Manejo, garantindo assim sua proteção e preservação.”
A Estação Ecológica do Caetê representa um patrimônio natural fundamental para Bragança Paulista, contribuindo para a conservação da Mata Atlântica e reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a proteção ambiental.