Polícia investiga esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com uso de empresas de fachada

0
Publicidade

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou uma operação para investigar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Uma diligência foi realizada em Joanópolis nesta quinta-feira (03).

O inquérito, instaurado em 5 de abril do ano passado, aponta que o grupo utilizava empresas de fachada em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para ocultar bens e capitais. Essa estratégia é comumente utilizada por grupos criminosos para facilitar a lavagem de dinheiro. Parte dessas empresas possuía aeronaves usadas no tráfico de entorpecentes.

A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão emitidos pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital. Durante a ação, uma aeronave EMBRAER foi apreendida no Campo de Marte, São Paulo. Segundo investigações, o antigo dono do avião era um pedreiro sem recursos financeiros, enquanto o proprietário atual reside no bairro do Tatuapé.

As investigações continuam em busca de outras duas aeronaves ligadas ao esquema. Além disso, uma diligência no sítio Monte Verde, em Joanópolis (SP), revelou o depósito ilegal de partes de aeronaves sem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No local, foram encontradas diversas peças e partes desmontadas de aeronaves de pequeno porte. Segundo informações, essas aeronaves supostamente eram “remendadas” para realizar transporte de ilícitos.