Na noite da última quarta-feira (21), a Prefeitura de Bragança Paulista realizou mais uma fase da Operação Mão Amiga e Cidade Segura, com o objetivo de prestar assistência a pessoas em situação de rua. A operação, que contou com a participação das Secretarias Municipais de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), Segurança e Defesa Civil, Obras e Serviços, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Polícia Militar.
Durante a ação, as equipes realizaram abordagens em vários pontos da cidade, incluindo o Matadouro, escadão da passarela Chico Zamper, Avenida Eusébio Savaio, Avenida São Lourenço, a pista de skate, Praça da Bíblia, Bosque Cyro Berlinck, a antiga Rodoviária e o Lago do Taboão. No total, 13 pessoas em situação de rua foram abordadas, das quais 2 aceitaram ser acolhidas na Casa de Passagem.
OPERAÇÃO MÃO AMIGA E CIDADE SEGURA
A Operação Mão Amiga e Cidade Segura é uma iniciativa intersetorial da Prefeitura de Bragança Paulista que visa atender a população em situação de rua. A ação envolve várias secretarias municipais, como a de Ação e Desenvolvimento Social, que oferece serviços socioassistenciais, e a de Segurança e Defesa Civil, responsável por abordar indivíduos suspeitos e garantir a segurança. A operação também conta com a fiscalização de ambulantes e a retirada de entulhos, contribuindo para a ordem urbana.
CASA DE PASSAGEM
A Casa de Passagem, gerida pela SEMADS, oferece serviços essenciais, como alimentação, higiene, pernoite, e suporte técnico com assistentes sociais e psicólogos, auxiliando na reaproximação familiar e inserção no mercado de trabalho. O acesso aos serviços pode ser feito por encaminhamento ou diretamente na Casa de Passagem, com apoio disponível entre 17h e 22h.