Violência doméstica em ascensão: Seis casos informados em apenas um fim de semana

0
Foto: Pedro Henrique
Publicidade

Ao menos seis casos de violência doméstica foram denunciados à polícia entre sexta-feira (02) e domingo (04), trazendo a público uma preocupante tendência de agressões e descumprimento de medidas protetivas em Bragança Paulista.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada em fevereiro de 2024, pelo menos 48% das brasileiras relataram ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar nos últimos 12 meses. Essa realidade inclui formas variadas de abuso, como físico, psicológico e sexual, assim como os casos noticiados em Bragança Paulista. Segundo os casos informados ao Jornal Mais Bragança, :

  • Na sexta-feira (02) à noite, Guardas Civis Municipais atenderam a uma ocorrência no residencial Hípica Jaguary. Um homem de 38 anos, arrombou a porta do apartamento de sua ex-companheira. Segundo o boletim, eles estavam separados desde outubro do ano passado. Na invasão, ele a manteve trancada no imóvel, impedindo-a de fazer contato com o exterior e obrigando-a a manter relações sexuais. Ele foi autuado por descumprimento de medida protetiva, estupro, sequestro e cárcere privado, e apresentado em audiência de custódia.
  • Na noite do dia seguinte, sábado (03), os policiais atenderam a uma denúncia de violência doméstica no bairro Julieta Cristina. Um homem de 42 anos, agrediu violentamente sua companheira após uma discussão, causando lesões graves em seu rosto. Ele foi preso por lesão corporal dolosa, ameaça e injúria.
  • Ainda no sábado pela manhã, outro caso se desenrolou no Jd. Fraternidade Um homem de 41 anos, invadiu a residência da esposa. Segundo o boletim, ele quebrou objetos no imóvel e ameaçou incendiar a casa. Apesar da medida protetiva, ele estava autorizado a ficar na residência, mas foi detido em flagrante por violência psicológica.
  • No domingo (04) à tarde, Guardas Civis Municipais foram chamados ao Posto de Monta para intervir em uma briga de casal. Um homem de 41 anos, tentou fugir após agredir sua ex-esposa durante uma festa, ameaçando sumir com o filho do casal. Detido e levado ao Plantão Central da Polícia Civil, ele foi autuado por lesão corporal dolosa e descumprimento de medida protetiva.
  • Ainda no domingo, policiais militares foram acionados no Jd. Iguatemy, onde um homem foi agredido pelo enteado ao defender a mãe. Segundo o boletim, ela estava sendo ameaçada de morte pelo padrasto, de 43 anos. O homem foi preso em flagrante por ameaça e injúria, e uma faca foi encontrada em sua posse.

Números alarmantes

Em 2020, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. Essas denúncias podem ser anônimas, mas revelam um crescimento de uma epidemia silenciosa.

O feminicídio também é uma preocupação crescente. Em 2023, o Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio, o maior número desde que a lei contra o feminicídio foi implementada. Isso significa que, em média, ocorre um caso a cada 6 horas.

Por Iago Seo