Supostas pedras grandes de granizo interrompe partida de futebol em Atibaia; especialistas avaliam que não seja granizo

0
reprodução Ivo Moreno
Publicidade

Uma pedra de gelo, pesando aproximadamente 10 kg, interrompeu uma partida de futebol no bairro do Rosário, em Atibaia, na manhã do último domingo, 7. A enorme pedra de gelo, supostamente teria caído do céu a uma velocidade impressionante, causando alvoroço entre jogadores e espectadores.

O fenômeno surpreendeu as dezenas de testemunhas que relataram o incidente. Segundo as testemunhas, o momento foi marcado por um som estrondoso no momento do impacto. A partida foi imediatamente interrompida enquanto todos tentavam entender o que havia ocorrido.

Um dos jogadores presentes, descreveu a cena com perplexidade: “Eu nunca vi nada parecido. Se caísse na cabeça de alguém, a pessoa não estaria mais aqui com a gente. Acredito que foi Deus quem desviou o objeto para não atingir ninguém”. 

Ele também observou que, ao se aproximar do objeto, percebeu que se parecia muito com gelo, mas era extremamente sólido. “Com o impacto no solo, a pedra ou granizo se dividiu em vários pedaços, mas ainda assim eram muito grandes” [SIC], acrescentou.

Especialistas explicam que não é bem assim…

O meteorologista Marcelo Seluchi, Coordenador Geral de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), explica que na verdade o suposto fenômeno pode não possuir origens naturais: “O fenômeno não é de origem meteorológica. Talvez de algum avião, afinal, o granizo se forma de nuvens bem carregadas”

O granizo se forma com nuvens de base muito baixas e topos elevados, isto é, tempestades. Marcelo explica que, quanto maior o granizo, maior deve ser a tempestade, impossível de cair com céu limpo. Ele ainda reforça, “a forma que tem esse granizo, não é a forma natural. O granizo é mais arredondado.”

O engenheiro civil, Pedro Camarinha, também do CEMADEN, reforça a colocação do Marcelo: “Pela minha experiência profissional, de fato, não tem nada haver com granizo, seja por conta da claridade ou pelo formato”