Estação Ferroviária do Curitibanos é totalmente restaurada

Obra preserva a história local e faz parte do novo Parque Linear.

0
Foto: SECOM
Publicidade

Construída em 1913, a Estação do Curitibanos, parte da estrada de ferro bragantina (EFB) e localizada à beira da Rodovia Capitão Bardoíno (SP – 008), foi totalmente restaurada pela Prefeitura de Bragança Paulista com objetivo de preservar a história local e fomentar ações culturais e turísticas.

O Prefeito Amauri Sodré destacou a importância da obra: “Uma obra de restauro importante para a cidade, como já havia sido realizada com a Estação do Guaripocaba. Hoje nós temos um local que preserva a história de Bragança Paulista, um espaço que receberá toda a população bragantina e toda a região.”

O projeto de restauração, coordenado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Obras, incluiu a remoção e substituição de janelas e portas por modelos idênticos aos originais, pintura do gradil e envernizamento do piso de madeira, pisos cerâmicos e assoalhos, mantendo o estilo original. As portas principais foram restauradas. O novo piso interno foi instalado, as paredes internas recuperadas e todas as instalações elétricas e hidráulicas renovadas. Os tijolos aparentes foram tratados e restaurados, e o letreiro da fachada foi recuperado.

Além disso, novas estruturas de quiosques e um sanitário externo foram construídas, acompanhados de um estacionamento acessível. As melhorias incluíram um novo telhado com telhas de barro tipo francesas e um madeiramento completamente novo, além da reforma total das instalações elétricas e hidráulicas. Todo o restante da reforma e restauração já foi concluído, preservando as características originais do prédio. A revitalização da estação foi executada pela empresa MBG Engenharia e Construção. Com a conclusão da reforma, o espaço atuará como centro de educação ambiental Sala Verde Pindorama. A iniciativa é uma forma de valorizar a história do local e estimular a educação ambiental no município.

A Secretária de Obras, Jéssica de Oliveira, descreveu o processo: “A restauração da Estação do Curitibanos foi um processo importante, com diversos trabalhos realizados na parte interna e externa do prédio, mantendo as características originais. Além da renovação das instalações elétricas e hidráulicas que foram feitas. Este é um local histórico que está pronto e entregue à população.”

Parque Linear

O Parque Linear inicia na Estação Ferroviária do Curitibanos (Fase 1) e vai até a Avenida Atílio Menin, sendo interligado por ciclovia e trilhas, e será executado por módulos: Praça da Música (Fase 2), Praça Radical (Fase 3), Praça do Relógio (Fase 4), Parque das Crianças (Fase 5), Escola Ecológica (Fase 6) e Área para bote (Fase 7). A implantação do Parque Linear do Rio Jaguari consta no Plano Diretor de Bragança Paulista (Lei Complementar nº 893, de 3 de janeiro de 2020), sancionado pelo ex-prefeito Jesus Chedid

A Secretaria do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, comentou sobre a restauração da Estação do Curitibanos: “A Restauração da Estação do Curitibanos é uma obra muito importante que foi entregue, porque quando nós praticamos a restauração dos prédios é também um pilar da sustentabilidade ambiental e do entorno. Nós estamos aqui próximos do APP do Jaguari, onde vamos trazer para este espaço um centro de educação ambiental Sala Verde Pindorama e também temos o projeto do Parque Linear Jaguari, onde a Restauração da Estação é a primeira obra já executada desse extenso parque que consiste em um projeto a longo prazo para ser desenvolvido que inicia-se aqui e tenho certeza que terá uma continuidade brilhante”.