Por Iago Seo
Nesta terça-feira (18), uma empresa de autopeças foi vítima de ‘sequestro de agenda’ em Bragança Paulista. Prática popular entre os criminosos, consiste em uma aplicação de golpe para terem acesso à agenda do WhatsApp das pessoas, e a partir daí, estender a corrente da fraude para outras pessoas.
Uma onda de ‘sequestro de agenda’ tem tomado as empresas de Bragança Paulista. A vítima, lojista da empresa Valen Auto Peças, relata que no sábado os criminosos ligaram no telefone fixo da empresa, solicitando o CNPJ. Segundo o relato, era para fazer uma suposta entrega na empresa, e por isso pediram a confirmação da informação. Mais a frente na mesma ligação, os criminosos que se passavam por entregadores, afirmaram que chegaria um código no SMS do celular da empresa, para ‘confirmar a entrega’. Na verdade, o código de SMS é o mesmo dado para acessar o aplicativo de mensagens WhatsApp em outros dispositivos.
“No mesmo instante que passou o número do SMS, todos os computadores logados no WhatsApp cairam na hora. Eles roubaram a nossa linha, e bloquearam o mesmo código por 12h, para não termos acesso’, relatou a esposa do proprietário, Renan.
Vítimas das vítimas
A partir do ‘sequestro’ do aplicativo, a agenda ficou à mercê dos criminosos. Dali, passaram a fingir ser da empresa, convidando os clientes a participar do sorteio, onde seria necessário ‘confirmar um código para participar’.
Alguns clientes relataram que chegaram a passar o código, e que no mesmo instante perderam acesso ao WhatsApp. A partir daí, os criminosos passaram a ter acesso à agenda das vítimas, e continuar a corrente de golpes. Em contrapartida, outros clientes relataram que notaram a fraude, e foram ofendidos pelos criminosos.
“Na hora que mandaram ‘caso queira participar de um sorteio totalmente gratuito, digite sim’, eu já saquei que era golpe. Agora eles não param de me ligar’, relatou uma cliente.
Em alguns prints fornecidos ao Mais Bragança, as vítimas relatam que os criminosos solicitam, inclusive, pagamentos via Pix. Outros dois relatam que perderam acesso total ao aplicativo.

O WhatsApp reforça a segurança em
Na Central de Ajuda do WhatsApp, administrado pela META, existem algumas dicas que podem ajudar você a identificar uma mensagem suspeita ou um remetente não confiável. Observe se as mensagens:
- Apresentam erros gramaticais ou de digitação.
- Pedem para você tocar ou clicar em um link, ativar novos recursos através de um link ou baixar um app.
- Pedem para você compartilhar seus dados pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário ou senhas.
- Pedem que você encaminhe uma mensagem.
- Pedem dinheiro ou afirmam que você precisa pagar para usar o WhatsApp.
- Fingem ser alguém que você conhece.
- Tratam de assuntos como loterias, trabalhos, investimentos ou empréstimos.
- Iniciam uma conversa casual com você para ganhar sua confiança antes de pedir dados pessoais.
A empresa registrou um boletim de ocorrência, catalogado como estelionato e fraude.